tem como reverter laqueadura? sim! mas o que acontece?
A laqueadura é uma opção viável para quem não deseja ter mais filhos ou para quem optou em não ser mãe. No entanto, e quando a vontade de ser mãe vem? É nesse momento que a maternidade passa a ser uma escolha, e não uma obrigação! Mas tem como reverter laqueadura?
Sim, tem! Tem como reverter laqueadura por meio de uma cirurgia bastante simples. A cirurgia em questão recebe o nome de renastomose tubária microcirúrgica.
A cirurgia de reversão da laqueadura depende de alguns fatores para “dar certo”, sobretudo ligados ao histórico de saúde da pessoa e, ainda, à forma como foi feita a cirurgia da própria laqueadura.
É necessário que a gente trate desse tema com a seriedade e a leveza que ele merece, sobretudo porque opiniões, desejos e sonhos podem mudar ao longo da vida. E, quando mudam, aquilo que parecia ser uma certeza pode, simplesmente, deixar de ser. Tudo está bem!
Para te ajudar a entender tudo sobre essa cirurgia e se tem como reverter de verdade, a gente desenvolveu um artigo em que traz tudo sobre a cirurgia e suas consequências para o corpo. Vem ver!
como reverter laqueadura, afinal?
A reversão da laqueadura tem nome: renastomose tubária microcirúrgica. Ela pode ser feita tanto por meio de uma cirurgia tradicional, que tem a mesma incisão de uma cesárea, ou, ainda, por videolaparoscopia, menos invasiva.
No entanto, ainda que exista a cirurgia, a sua taxa de sucesso pode ser bastante variável. Isso porque depende da forma que a cirurgia anterior foi feita e, mais do que isso, da saúde das tubas uterinas.
a cirurgia é um sucesso para todos os corpos?
A taxa de sucesso da cirurgia de reversão da laqueadura varia entre 30 e 80%. O principal motivo para essa diferença está ligado à técnica utilizada para fazer a cirurgia que podem ser:
-
Extração das tubas: o procedimento de recuperação das trompas se impossibilita;
-
Método de amarração: caso ela tenha sido feita na parte terminal da trompa, o risco de insucesso é bastante grande;
-
Cauterização tubária: a forma cirúrgica que tem maior chance de se reverter;
Outro fator que influencia na taxa de sucesso é a idade da pessoa, sobretudo porque a idade está relacionada ao estado geral de conservação e de saúde das trompas de falópio depois da laqueadura.
Dessa forma, é importante que o profissional que irá acompanhar a cirurgia tenha acesso ao seu histórico de saúde como um todo.
quanto tempo depois da reversão da laqueadura posso engravidar?
Depois de feita a renastomose tubária microcirúrgica, o tempo de espera para começar a tentar uma nova gestação varia entre seis e doze meses. Nesse tempo, é importante manter o acompanhamento médico da forma prescrita, bem como exames e demais procedimentos que o responsável pela segunda cirurgia indicar, bem como manter hábitos saudáveis.
Veja aqui: como comer intuitivo e ter uma vida mais saudável
quais os riscos de uma reversão de laqueadura?
De forma geral, todos os procedimentos cirúrgicos envolvem riscos. Neste caso pode acontecer das trompas não recanalizarem ou, se der tudo certo aqui, pode acontecer uma gestação nas trompas. Mas, assim, pode ou não dar errado. Tudo depende do trabalho cuidadoso do cirurgião, dos seus hábitos pós-cirúrgicos e da aceitação do corpo.
não quero reverter mais, tem como engravidar?
Tem sim, com a Fertilização In Vitro. A FIV pode ser feita mesmo quando as trompas foram totalmente retiradas. É uma opção mais cara que as demais, só que é boa para quem tem medo de cirurgia.
Ser mãe é sim uma decisão muito importante. Não só pela dificuldade de gestar uma vida, mas sim pela responsabilidade que é. Se sente preparada? Quer tentar? Amiga, vá em frente.
Tenha sempre uma pessoa ao seu lado para dar suporte e não esqueça que você também precisa estar bem. Torcemos por você <3
Quer saber mais sobre ser mãe? Leia aqui: 5 livros que tiram a maternidade do lugar romantizado
Eu sou laqueada a 6anos e eu tenho 42 anos tenho chance de engravida e tem pelo sus ou quantos custa a reversão
———
pantys replied:
Sua solicitação (190382) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.
Lai ♡ (pantys)
12 de nov. de 2024, 16:17 BRT oii Joana, tudo bem?🌸
após 6 anos de laqueadura, as chances de gravidez natural são bem baixas, mas não impossíveis. a reversão é um procedimento que pode ser feito em alguns casos, mas a viabilidade e os custos variam bastante. pelo sistema único de saúde (sus), em algumas regiões, é possível conseguir a reversão, mas geralmente é necessário passar por uma avaliação e cumprir alguns requisitos específicos. para ter mais informações sobre a possibilidade e o custo da reversão, o ideal é conversar com um ginecologista, que poderá orientá-la sobre os próximos passos e ajudar a avaliar se essa é a melhor opção para você. 😊
Sunny
5 de nov. de 2024, 10:02 BRT
Me chamo Milena sou mãe de 4 filhos adolescentes passei 14 anos casada agora me separei estou namorando há quese 3 meses sou ligada gostaria muito de engravidar de novo não sei ser tenho chance
———
pantys replied:
Sua solicitação (171220) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.
jana (pantys)
1 de jul. de 2024, 16:12 BRT oi Milena! 🌸 mesmo ligada, há sim a possibilidade de reverter a laqueadura, mas cada caso é único. é super importante conversar com um médico especialista pra entender suas opções e ver o que pode ser feito no seu caso. boa sorte nessa nova fase e estamos aqui pra qualquer dúvida! 💖✨
Sunny
30 de jun. de 2024, 10:02 BRT
deixe um comentário