6 sintomas da ovulação: conheça todos eles!
A fase ovulatória — que gera muitas preocupações — é o momento em que o corpo se prepara para receber o espermatozoide, liberando o óvulo. Para os ciclos menstruais sem contracepção hormonal, é quando ocorre o período fértil. A ovulação acontece em média 14 dias antes do primeiro dia da menstruação e dura em torno de 5 dias.
Essa fase apresenta sinais característicos que podem ser identificados ao nutrir a relação de conhecimento do próprio corpo e da menstruação. Então, seguimos juntas para entender os 6 sintomas da ovulação e se preparar para conseguir identificar os sinais do organismo! Vamos lá?
1. aumento da temperatura corporal
Quando estamos na fase de ovulação, a temperatura basal costuma aumentar em torno de 0,3ºC a 1,0ºC. Você pode aferir esse aumento com um termômetro de precisão.
Essa alteração da temperatura acontece pela liberação do hormônio da progesterona no organismo. Você conseguirá perceber um sintoma característico da ovulação com essas leves alterações.
Para comparar a temperatura, realize também essa aferição nos outros ciclos menstruais, tá bem? Se você costuma se perder nas fases, a calculadora de período fértil pode ser uma ótima opção para te auxiliar nesses momentos!
2. corrimento vaginal característico
É normal os corrimentos vaginais sugerirem a nossa fase do ciclo, né? Na ovulação, o corrimento tem um aspecto muito parecido com a clara do ovo. Você pode sentir ele com um aspecto mais escorregadio e elástico. Assim, ele permite ser esticado por alguns centímetros.
Você também vai perceber que sua vagina ficará mais úmida que o normal. Além disso, poderá notar que, nesse período, acontece o maior volume de secreção do ciclo. Isso vai sugerir que é o momento ideal para a fecundação, que dura em média cinco dias.
Também é bom reforçamos sobre esse corrimento da ovulação. Ele não apresenta nenhum odor e nenhum outro sintoma desconfortável associado, tá bom? — você não deve confundi-lo com outros tipos de corrimento, como as infecções vaginais.
3. mudança no colo uterino
Essa mudança é relacionada a textura do muco cervical mais úmido que explicamos acima. Além disso, na fase de ovulação, o colo uterino fica aberto e mais alto, mudando de posição. Ele também apresenta um aspecto macio nesse momento.
Essas alterações ocorrem exclusivamente para garantir a passagem e sobrevivência do espermatozoide até a fecundação do óvulo. O colo do útero pode ser sentido com o dedo, sendo mais difícil de alcançar na fase da ovulação.
O toque também é muito importante para conhecermos o nosso corpo, viu amores? <3<>
4. aumento da líbido
Como a ovulação é o momento do útero se preparar para a concepção, o corpo entende que precisa se relacionar sexualmente e proporciona o aumento da líbido.
Isso provoca desejo sexual e dizem que é quando à mulher fica mais atraente e sensual. Tendo essa intenção, vale a pena utilizar algum método contraceptivo — se você quiser prevenir a gravidez — ou é a melhor fase para tentar engravidar. Então, aproveite conforme a sua intenção, hein?
5. mudanças de humor
As mudanças de humor estão relacionadas com as oscilações de temperamento em níveis de estresse, além de momentos de choro e sensibilidade nas situações do dia a dia.
Elas ocorrem por conta do aumento do hormônio da progesterona do nosso corpo. E esse aumento afeta o cortisol, o hormônio do estresse. Dessa forma, resulta nas alterações de humor que tanto detestamos, não é mesmo?
Para amenizar essas alterações, invista um tempo para cuidar de você! Faça algo que te acalme, escute uma música relaxante e tome um cházinho de camomila, tá bom? Cuidando da nossa mente, o nosso corpo tende a relaxar também!
6. desconforto pélvico
Se você gosta de perceber as indicações físicas que o corpo recebe, essa é a mais característica. As dores que aparecem na região pélvica indicam que a fase da ovulação realmente chegou!
A intensidade do desconforto é variável. Tem mulheres que sentem dores leves e moderadas, enquanto outras sentem fortes dores nessa região. Para aliviá-la, você pode colocar uma bolsa de água quente no pé da barriga e fazer uma massagem relaxante no local. Isso vai te auxiliar no desconforto, ok?
qual a diferença do período fértil e ovulação?
Apesar de serem relacionados, os conceitos de período fértil e ovulação se diferem. O período fértil é quando ocorre a chance de fecundação do espermatozoide no óvulo. É um período em torno de cinco dias a oito dias, que considera o tempo que o espermatozoide sobrevive.
Já a ovulação é a segunda fase do ciclo menstrual e ocorre aproximadamente duas semanas após o primeiro dia da menstruação. É a fase biológica em que o corpo libera o óvulo do ovário por meio da ação dos hormônios femininos, e dura de 12 a 48 horas.
é na ovulação que se engravida?
As pesquisam apontam que o melhor período para se ter relações sexuais é dois dias antes de ovular. Isso porque, os espermatozoides sobrevivem de três a cinco dias e podem fecundar nesse período. Enquanto o óvulo liberado pela ovulação só pode ser fertilizado por até 48h.
Agora você já sabe que a ovulação vem acompanhada de sintomas característicos. Assim, é importante conhecer o seu corpo para compreender essa fase do ciclo menstrual.
Além disso, se o seu desejo for engravidar, essa fase é a mais propícia para a fecundação. Caso contrário, se proteja ao ter relações sexuais nesse período. Vamos nos cuidar em qual for a situação, beleza? <3<>
Continue com a gente. Veja esse conteúdo para entender o que pode ser a cólica menstrual fora do ciclo. Nos vemos lá! ;)
Tomei injeção com orientação médica ( mesygna), Tomei março e abril. Maio e junho menstruei, junho menstruei no começo do mês e no final rolou um sangramento (16 a 26).
Parei de menstruei dia 26, dia 30 tive relação sem preservativo, e ele ejaculou dentro , no dia 1 foram duas vezes dentro. No dia 28 saiu uma corrimento bem claro parecendo gema de ovo. Qual a chance de engravidar??. Não entendo meu corpo na ovulação
———
pantys replied:
Sua solicitação (175472) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.
jana (pantys)
9 de jul. de 2024, 12:18 BRT oi, Vick!🌸 então, esse corrimento que parece clara de ovo pode ser um sinal de ovulação, mas como você tomou a injeção, seu ciclo pode estar meio desregulado. a mesygina geralmente é eficaz, mas se parou de tomar, a proteção dela pode variar. se a relação foi desprotegida, sempre há uma chance, né? pra tirar a dúvida, o ideal é fazer um teste de gravidez e, se possível, conversar com sua ginecologista pra entender melhor o que está rolando com seu corpo. fica tranquila e boa sorte!
Sunny
4 de jul. de 2024, 10:02 BRT
deixe um comentário