4 mulheres diferentes a cada mês
4 fases do ciclo menstrual, 4 fases da Lua, 4 estações do ano: por aqui, acreditamos que coincidências não existem e tudo está conectado.
Nesse mês de julho vamos trazer pontos de vista diferentes sobre o nosso ciclo menstrual: desde um olhar interno, conhecendo melhor nossos hormônios, passando pela natureza e expandindo para o cosmos, com a Lua. Então, a recomendação é um olho no blog, um olho no céu e uma pausa para conhecer melhor nós mesmas!
O objetivo é aprender, cada vez mais, a respeitar o fato de que #somoscíclicas mesmo. E quanto mais entendermos cada fase do nossos ciclos, mais à vontade ficaremos sendo nós mesmas, respeitando que nosso corpo têm fases e elas são complementares umas da outras.
Compreender isso pode ser um passo importante para uma maior aceitação e autoconhecimento, pois saber mais sobre o assunto nos ajuda a desconstruir aqueles pensamentos que às vezes nos vêm à cabeça de que somos loucas. Não somos loucas, somos cíclicas, e esse nosso poder de transformação é incrível e único.
Geralmente só “percebemos” nosso ciclo menstrual quando sentimos a TPM ou quando estamos menstruadas, mas isso é apenas uma parte dele. A verdade é que o ciclo é contado do 1º dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação, ou seja, o ciclo dura o tempo todo e estamos sempre sendo influenciadas por suas diferentes fases.
Para começar, é importante sabermos que nosso ciclo pode ser dividido em 4 fases principais:
Fase 1: Menstruação (sangramento)
Fase 2: Folicular
Fase 3: Ovulação
Fase 4: Lútea
Durante esse mês aqui no blog, vamos fazer um texto pra cada fase, e hoje é dia da fase 1: Menstruação. Vamos lá?
Fase 1: Menstruação | Lua Nova | Inverno
Essa fase começa no seu primeiro dia de sangramento, no mínimo sinal de sangue que aparecer ali na calcinha, já começa a contar. Ela dura até o último dia de sangramento - a duração desse processo varia muito de mulher pra mulher, uma média de 3 a 7 dias. Então aqui vamos falar da nossa Mulher 1: a Mulher Menstruada.
Convidamos a Kareemi, facilitadora da ginecologia emocional para compartilhar sua sabedoria sobre esse período e suas semelhanças com a Lua Nova e o Inverno. Com essas associações fica bem mais fácil a gente reconhecer cada fase. Dá o play:
Incrível, não é mesmo?
A Kareemi é facilitadora da Ginecologia Emocional e desenvolveu um workshop inteirinho com conhecimentos aprofundados sobre o tema. O curso é online e ela disponibilizou um desconto pra gente <3
Dados históricos dizem que muito tempo atrás todas as mulheres menstruavam juntas e na Lua Nova. Durante esse período, elas se uniam e se isolavam para darem descanso para o corpo e refletirem sobre tudo o que fizeram e o que aconteceu no ciclo passado, desde pessoalmente até quanto ao céu e aos fenômenos da natureza.Baseadas nesses insights, elas decidiam o que fariam no próximo ciclo: de atitudes individuais até decisões como o que seria melhor plantar e quando.
Bonito, não é mesmo?
A gente acredita que toda história tem algo a nos ensinar. A principal característica da Lua Nova é sua pouca luminosidade, pois sua face voltada para a Terra não está sendo iluminada pelo Sol. Assim como a Lua, ficamos com menos energia quando estamos menstruadas e podemos enxergar isso como um pedido do corpo para descanso e reflexão para um novo ciclo que se inicia.
A visão científica
O ciclo menstrual é que a secreção alternada de quatro hormônios principais: sendo que em cada fase eles estão em maior ou menor concentração no sangue, são eles:
-LH (Hormônio Luteinizante)
-FSH (Hormônio Folículo Estimulante)
-Estrogênio
-Progesterona
Eles não são os únicos hormônios envolvidos nesse processo, mas são os mais importantes, por isso vamos focar neles para efeito didático.
O LH e o FSH são produzidos pela hipófise e hipotálamo (no cérebro), já o estrogênio e a progesterona são hormônios produzidos nos ovários. Entendeu que cérebro e ovário estão diretamente ligados para manter o equilíbrio fisiológico do nosso corpo, né? Os hormônios podem influenciar e muito a maneira como nos sentimos e comportamos.
Aqui na Fase 1, o que acontece é que o corpo baixa bastante os níveis desses dois hormônios, do estrogênio e da progesterona (já que não houve fecundação e o corpo precisa se equilibrar), e essa baixa faz com que o endométrio, que reveste as paredes de dentro do útero (que estavam bem fortes, preparadas para receber um embrião), comece a se desprender, levando ao sangramento.
Alerta de amiga: a gente jura que não vai complicar mais do que isso, tá? Não desista <3
Nessa fase não só os hormônios ovarianos baixam, o LH e o FSH também, ou seja, acontece uma baixa dos quatro hormônios! Então aqui é normal nossas energias diminuírem também, nosso corpo está inteiramente dedicado a essa renovação, em eliminar esse óvulo não fecundado e as camadas internas do endométrio e se renovar por completo, é um início de novo ciclo em todos os sentidos. Afinal, nosso corpo é inteligente, não vai ficar desperdiçando energia à tôa, com esse revestimento “velho” do endométrio, ele quer se renovar!
A menstruaçao é composta desse tecido intrauterino (endométrio) e sangue. Uma curiosidade é que eliminamos, a cada ciclo, em média, cerca de 35 ml, sendo normal qualquer valor entre 10 e 80 ml. Bem menos do que parece, né?
Sintomas comuns da mulher menstruada
Aqui embaixo a gente colocou alguns sintomas comuns, por que eles acontecem e como podemos ajudar nosso corpo a amenizá-los ou a recebê-los com o máximo de conforto. Mas o ciclo de cada mulher é único e assim também são seus efeitos, a intenção aqui é só ajudar falando dos mais frequentes e a maior dica é fazer o que você sentir que for melhor pra você – seja ver Netflix, seja correr meia maratona. Vem com a gente!
Alterações de humor e fadiga
Imagine só: antes de menstruar, na TPM, os hormônios estão lááá em cima, aí quando iniciamos o sangramento, esses quatro hormônios baixam! É um baque e tanto pro funcionamento do nosso corpo, que muda totalmente de ritmo e, claro, isso altera nossas emoções também.
Dica: evitar grandes esforços, pra não exigirmos mais do que o corpo pode nos dar nesse momento, evitando assim, maiores estresses ou frustrações.
Cólicas
Mas afinal, porque esse (dor) chega junto com a menstruação? O que acontece é que, para eliminar as camadas internas do endométrio, nosso útero precisa fazer movimentos de contração, o que provoca dores abdominais.A Dica aqui é de Vó: compressa quente, repouso (novamente) e chá!
Bom, por hoje é isso. Entre hormônios, estações do ano e luas, acreditamos que o maior aprendizado que fica para essa Fase 1, da Menstruação, é respeitarmos esse tempo em que nosso corpo está se renovando. Qualquer coisa para se renovar precisa de um muita energia, por isso é importante encontrarmos espaço na nossa vida corrida para uma pausa nessa fase. E por que não aproveitar essa pausa para refletir sobre o que passou e planejar o que virá? A gente sabe, não é fácil, mas é possível. Vamos juntas!
No próximo texto, vamos falar sobre a Fase 2: Folicular, Estação: Outono, Lua: Crescente. Então, se você não conseguiu guardar todas as informações, não se preocupe: ou dê um print para reler quando estiver nessa fase ou espere o próximo texto.
Enquanto isso, você pode acompanhar um ciclo inteiro, dia-a-dia, em nosso Instagram. Vem que tá bonito demais <3
Até logo!
#Diálogos: aqui, tentamos deixar o mais didático possível todas as informações, o objetivo não é dar uma aula de medicina ginecológica e sim dialogar com vocês, até por isso gostamos de misturar tudo: medicina, misticismo, todas as visões possíveis… e, para isso acontecer e caber em um texto, a gente adaptou algumas terminologias complicadas e conceitos médicos. Mas é importante lembrar que nada substitui a leitura de livros didáticos e a visita a um médico ginecologista! E, caso queira conversar ou dar alguma sugestão, estamos sempre aqui (:
Queria só agradecer esse texto e todes involvides, tá lindo demais, gente! To exatamente nessa primeira fase, e é incrível como demorei para começar a entender e respeitar os ciclos com todas as alterações no humor e na disposição. Só gratidão mesmo, muito incrível o útero, muito mágico menstruar. Era um comentário para contemplar mesmo, rs. Beijocas <3
deixe um comentário