o que corta o efeito do anticoncepcional: 5 fatores que diminuem a eficácia da pílula
Quem aí toma pílula para evitar uma gravidez indesejada? Embora este seja um método contraceptivo seguro, há uma lista de fatores que pode colocar a eficácia desse comprimido em risco. Por isso, a pergunta de hoje é: você sabe o que corta o efeito do anticoncepcional?
Nós, da pantys, fomos descobrir, e a resposta pode ser bem abrangente. Ela vai um pouco além do uso de antibióticos, envolvendo alguns problemas de intestino, consumo de certos tipos de chá, quadros de vômito e diarreia. Vamos juntinhas entender melhor o que corta o efeito do anticoncepcional?
1 - interação medicamentosa
A interação medicamentosa nada mais é do que a interferência que o efeito de um medicamento causa sobre a ação de outra medicação. Ou seja, quando você toma dois remédios ao mesmo tempo, é possível que um diminua a eficácia do outro.
Além disso, é válido citar que o consumo de bebidas alcoólicas ou o uso de drogas ilícitas também pode comprometer o efeito de um medicamento que você esteja tomando, inclusive da pílula.
antibiótico x pílula anticoncepcional
Quando o assunto é interação medicamentosa, logo pensamos na relação do antibiótico com o concepcional. Afinal de contas, o antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?
Sim, amiga! Esse fenômeno acontece porque a concentração de hormônios que tem dentro da pílula é afetada pelo efeito que o antibiótico produz no organismo. Mas, não são todos, tá? Apenas as rifamicinas, incluindo a rifampicina, podem comprometer o efeito do comprimido.
Além dos antibióticos citados acima, os anticonvulsivantes entram na lista de remédios que cortam o efeito do anticoncepcional. Por isso, sempre que você precisar tomar alguns desses medicamentos, o ideal é usar camisinha caso tenha alguma relação sexual sete dias após o consumo da última dose de pílula.
Mas as dúvidas não param por aí! Há quem questione se o antidepressivo ou o antialérgico corta o efeito do anticoncepcional. A boa notícia é que esses remédios não reduzem a eficácia da pílula. Ou seja, nesse caso, pode ficar tranquilinha ;)
2 - problemas no intestino
Alguns problemas de intestino também entram na lista de causas quando o assunto envolve o que corta o efeito do anticoncepcional. A doença de Crohn, por exemplo, que é uma complicação inflamatória, pode colocar a ação da pílula em risco.
Isso acontece porque o intestino delgado passa a ter dificuldades para absorver completamente os hormônios contidos na pílula e, consequentemente, pode acabar diminuindo o efeito do comprimido.
Se esse é o seu caso, o melhor é marcar uma consulta com um ginecologista e procurar saber mais sobre outras opções de medidas contraceptivas, combinado? Assim, fica mais fácil encontrar o anticoncepcional ideal para o seu organismo e, claro, evitar a surpresa de uma gravidez não planejada ;)
Ah, além disso, mulheres que passam por cirurgias bariátricas também devem ficar bem atentas para ter certeza de que o anticoncepcional está funcionando direitinho. Muitas costumam procurar orientação psicológica após esse tipo de procedimento porque o mesmo pode comprometer a eficácia do comprimido.
3 - descuido com a pílula
“Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional por um dia. Tem problema?” Sim, amiga! Deixar de tomar o comprimido por apenas um dia, ou tomá-lo em horários muuuito diferentes, já desenvolve um fator de risco para uma gravidez indesejada.
Por isso, pegue o seu caderninho e anote aí esta dica: coloque o celular para despertar todos os dias, no mesmo horário. Assim, você toma o comprimido diariamente e sempre no mesmo período ;)
Caso você esqueça mesmo assim, o indicado é ler a bula da sua pílula anticoncepcional para entender o que é melhor ser feito nesses casos. Além disso, se você tiver escapes e a menstruação ficar desregulada, vale bater um papo com o seu ginecologista, tá?
4 - consumo de alguns tipos de chás
Quando o assunto é o que corta o efeito do anticoncepcional, também é importante ficar de olho em alguns tipos de chá. Os diuréticos, como os de cavalinha ou de hibisco, por exemplo, podem colocar em jogo o efeito da pílula quando consumidos em excesso, isto é, mais ou menos umas cinco xícaras.
Isso acontece porque o corpo não tem tempo suficiente para absorver os hormônios da pílula anticoncepcional, já que, logo, são expelidos pelo xixi, em razão do consumo do chá.
Ah, e além dos diuréticos, o chá de hipericão, que, geralmente, é usado para ajudar a diminuir a ansiedade e os sintomas depressivos, também pode cortar o efeito da pílula. Então, caso você consuma este chá para fins terapêuticos, o melhor é recorrer a outro método contraceptivo.
5 - quadros de vômitos e diarreias
É importante citar que o quadro de vômito ou diarreia corta o efeito do anticoncepcional. Se ele ocorre até quatro horas depois da ingestão da pílula, é meeega importante consultar a bula e fazer o que é indicado nesses casos.
O escape é um dos sinais mais comuns de que o efeito da sua pílula anticoncepcional foi cortado, seja por medicamentos, alguns tipos de bebidas ou mesmo porque você esqueceu de tomá-la.
Nesse caso, é importante usar camisinha durante as relações sexuais. E se você está se sentindo muito insegura, vale conversar com o seu ginecologista de confiança. Se cuida, amiga <3
conteúdo revisado pela ginecologista:
Dra. Mirian Marcotti. CRM: 76421
instagram: @clin_climed
o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?
Amei essas orientações matei minha curiosidade 😊
deixe um comentário