wellness: a filosofia do bem-estar e da vida saudável em sua totalidade
Oi, amiga! Hoje o nosso papo vai começar com duas perguntas fundamentais sobre o assunto: wellness. O termo “saúde” significa exatamente o que para você? De acordo com a resposta, você se considera uma pessoa saudável? Escreva suas conclusões aí que já já você vai entender.
Agora, vamos a uma última questão: você sabe o que é wellness? Já ouviu falar do termo por aí? Em português, ele significa “bem-estar”, e trata-se de uma filosofia com diferentes dimensões para alcançar o conforto e o equilíbrio em diversos aspectos da vida.
O bem-estar e a saúde são os pontos centrais dessa filosofia de vida, e quando o assunto é saúde, ele vai muito além da ausência de doenças, embora seja um ponto fundamental. Para os praticantes do wellness, ser sadio é ter hábitos que beneficiam não somente o físico, mas também o lado psicológico e mental.
Dito isso, do ponto de vista do wellness, ser saudável, de fato, significa ter saúde mental e física por meio de hábitos produtivos, além de resiliência para passar por turbulências e fases complicadas com mais sabedoria.
Até aqui, já deu para entender, ao menos na prática, o que é wellness, certo? Mas, afinal de contas, quais são exatamente esses hábitos saudáveis? Como praticá-los? Vem que a gente te explica <3
dimensões do wellness
Para chegar a um estilo de vida saudável em sua totalidade, o wellness envolve diferentes dimensões e aspectos da vida. Veja quais são os principais deles:
bem-estar emocional
Esse tipo de bem-estar é ligado à compreensão e ao respeito às suas emoções, além do aprendizado de técnicas para reduzir os sentimentos desgastantes, como o estresse, por exemplo. Para desenvolvê-lo, é preciso se autoconhecer e identificar o que te faz bem.
Nesse caso, a prática pode ser um caminho. Além disso, também é importante aprender e amadurecer com experiências e acontecimentos que podem te tirar do eixo.
bem-estar físico
Está totalmente ligado à saúde do seu organismo. Nessa dimensão, os hábitos podem envolver a prática de exercícios físicos e o consumo de uma alimentação balanceada.
bem-estar profissional/ocupacional
É sobre a importância da sinergia entre as suas atividades profissionais e seus valores pessoais. Ou seja, a filosofia prega que é importante sentir-se satisfeito no trabalho para desempenhar o seu melhor.
bem-estar social
Refere-se à importância de cultivar relacionamentos construtivos e saudáveis, seja no meio familiar, nas amizades e nos namoros, além da importância de se desprender de relações abusivas que te puxam para baixo e sugam suas energias.
bem-estar financeiro
Não está ligado ao acúmulo de quantia ou bens materiais, mas, sim, a processo de aprendizagem e inteligência financeira para gerenciar seu dinheiro e suas despesas.
bem-estar ambiental
Fomenta um estilo de vida e consumo que respeite a natureza e diminua os impactos negativos no meio ambiente. Para praticá-lo, você pode começar buscando informações sobre sustentabilidade, além de priorizar o uso de produtos e peças eco-friendly.
é possível ter uma vida plena sem nenhum tipo de problema?
Praticar hábitos saudáveis em todos esses aspectos da vida nem sempre é tarefa fácil, já que exige autoconhecimento, tempo e senso de prioridade, por exemplo. Mas, ainda assim, é o melhor caminho para alcançar um estilo saudável de fato.
Mas, é suuuper importante ter em mente que o wellness não promete uma vida plena e perfeita, longe de problemas? Pelo contrário, a filosofia estipula o exercício do aprendizado para sair mais forte e madura dos momentos difíceis.
Então, afinal, será que é possível ter uma vida livre de problemas? Não, amiga! O que se recomenda, por meio do wellness é a resiliência para lidar com os imprevistos de maneira mais equilibrada, além de encontrar soluções com mais facilidade, que, inclusive, podem estar dentro de você!
deixe um comentário