seios doloridos: causas comuns e como amenizar o desconforto
Você já sentiu os seus seios doloridos? Apesar de acontecer com grande frequência durante o ciclo menstrual, a mastalgia, como também é conhecida, pode ser um sintoma de diferentes doenças ou até gravidez.
Pensando nisso, separamos algumas causas comuns para a dor nos seios e o que fazer ao perceber essa condição. Vamos juntinhas nesse caminho de autoconhecimento e saúde? <3
5 causas para dor nos seios
Cá entre nós, essa sensação dolorida não é nada legal, não é mesmo? Por isso, é muito comum pesquisar: seios doloridos: o que pode ser? Para te ajudar nisso, selecionamos cinco causas comuns, confira.
TPM ou menstruação
Ficar com os seios doloridos durante o ciclo menstrual, seja no período pré menstrual ou nos dias de sangramento, é algo muito normal. Inclusive, essa condição chama-se mastalgia cíclica. O incômodo costuma surgir até três dias antes da menstruação e desaparece quando o período menstrual chega ao fim.
mastite
A dor nos seios faz parte dos sintomas da mastite — uma inflamação do tecido mamário, em geral acompanhada por infecção. É comumente associada ao período de amamentação, acometendo 10% dessas mulheres, mas também pode ocorrer na mulher não lactante, estando associada ao tabagismo.
gravidez
Ao procurar o que causa dor nos seios, é possível encontrar como resposta a possibilidade de um sintoma de gravidez. Isso é bastante comum no início e durante toda a gestação, porque as glândulas mamárias tendem a crescer para produzir o leite materno.
fibrocística benigna
As alterações fibrocísticas benignas caracterizam-se por alterações nos seios, como dor, inchaço, espessamento e nódulos que, geralmente, aumentam no período pré-menstrual devido aos hormônios femininos.
relação da dor com o câncer de mama
Se você pesquisar “o que pode ser seios doloridos?”, provavelmente, encontrará o câncer entre as respostas. No entanto, vale ressaltar que a dor nos seios raramente é um sintoma do câncer de mama. Ele está pouco associado à mastalgia (0,8 a 2% dos casos) e geralmente aparece como uma dor acíclica focal e persistente em determinado ponto da mama.
Por isso, os exames ginecológicos são tão importantes! A mamografia, por exemplo, é indicada a partir dos 40 anos, sendo fundamental para o diagnóstico precoce da doença. Além dos exames feitos em laboratório, vale lembrar a relevância do autoexame: um ato de carinho e autocuidado com o seu corpo e a sua saúde.
maneiras de lidar com os seios doloridos
Se você está sentindo os seios inchados e doloridos, o primeiro passo é analisar se há alguma relação com o seu ciclo. Isso acontece com frequência? Você está de TPM ou em dias de sangramento? Essa dor desaparece ou é persistente?
Ao responder essas perguntas, você conseguirá entender melhor a sua dor e relatá-la a um profissional qualificado, como uma ginecologista ou uma mastologista.
Além dessa observação, verifique se há presença de outros sintomas. Listamos alguns exemplos a seguir:
- nódulo ou caroço;
- irregularidades na mama;
- secreção;
- vermelhidão;
- febre,
- inchaço fora do período menstrual.
Se você perceber algum destes sintomas aliados à dor nos seios, marque uma consulta com a sua médica. Ela poderá indicar exames, fazer o diagnóstico correto do seu caso e indicar um tratamento adequado.
dicas práticas para aliviar a dor nos seios
Amiga, vamos ser sinceras? A dor nos seios é realmente algo incômodo e, alguns dias, eles ficam ainda mais sensíveis. Isso pode, sim, afetar a qualidade de vida, por isso é importante saber algumas dicas práticas de como aliviar dor nos seios.
Atividade física, plano alimentar com nutricionista e perda de peso (se acima dele) são ótimas alternativas. Além disso, é possível aplicar compressas mornas sobre as mamas. Outra boa ideia é optar por sutiãs mais confortáveis, evitando modelos muito estruturados e com bojo.
Dependendo do seu nível de dor e do diagnóstico, sua ginecologista pode indicar uma pomada ou um medicamento para amenizar o desconforto Por isso, seja sincera com ela em relação a esse assunto e evite sofrimentos desnecessários. <3
conteúdo revisado pela ginecologista:
Dra. Arabela Versiani, CRM-MG: 46656
instagram: @draarabela
o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?
deixe um comentário