os elementos da natureza e nossa saúde
Temos escutado muito por aí sobre a necessidade de cuidar do planeta, né? E aí fica parecendo que somos algo desconectado dessa natureza toda tão potente que há lá fora. Mais recentemente, uma verdade ancestral começou a ganhar notoriedade: na verdade, nossa saúde está intimamente ligada aos elementos naturais. Calma, a gente explica. Vem cá, amiga.
É só falar em elementos da natureza pra gente quase que imediatamente pensar em água, fogo, ar e terra. Além disso, também há uma simbologia mística que faz com que esses elementos sejam ligados a vários planos da existência humana. Nesse textinho, queremos trazer um outro ponto de vista: nossa saúde a dos elementos estão intimamente conectadas. Isso é bem claro quando a gente pensa, por exemplo, em nosso bem-estar pulmonar e na qualidade do ar da cidade em que vivemos. Se respiramos ar puro, todas as nossas células se beneficiam. E não é pouca coisa que respiramos por dia — são quase 11 mil litros de ar.
Com a água acontece o mesmo. É necessário que bebamos um líquido sem interferências químicas, límpido, puro, para que nosso corpo (que é composto de algo em torno de 70 e 75% de água) se reabasteça de vida.
Podemos pensar, nessa mesma narrativa, na potência que há no fogo. Ele é capaz de nos esquentar, alimentar, energizar. Quanto de benefício há naquela chama sem que, de fato, a valorizemos? Se não olharmos para esse mesmo fogo com respeito e reverência, há algo de nocivo que pode ser provocado por ele: as queimadas, por exemplo, prejudiciais ao nosso corpo e ao corpo da terra. É dessa terra, aliás, que retiramos boa parte dos nossos alimentos. E para que eles tenham a qualidade necessária para que o consumamos, água, ar e terra precisam estar saudáveis. Cuidar da terra é, portanto, cuidar do nosso próprio corpo. Se ela floresce, se ela nutre, se ela tem vida, provável que estejamos no mesmo ciclo de benesses.
Eis, então, uma mudança de olhar que podemos fazer, a partir de agora: a regra dos três na sobrevivência. Três minutos sem ar é o tempo médio que podemos aguentar sem respirar. Três dias é o tempo médio que conseguimos aguentar sem consumir água e três semanas é o tempo médio que aguentamos ficar sem alimentos.
Daqui pra frente, quando pensarmos na saúde do planeta, podemos nos implicar nesse sistema. Podemos entender que cuidar e preservar a saudabilidade dos elementos naturais nada mais é do que cuidar e preservar nossa própria saudabilidade.
Tudo está interligado. Você vê?
QbvSDFsUrBTgJpZN
iUbSTCARowqWYlj
Vejo!!! E agradeço por esse texto incrível. ❤️
lindooo <3
deixe um comentário