o que é escape menstrual? tire suas dúvidas com a pantys
Quem nunca levou um susto ao encontrar uma mancha de sangue na calcinha? O mais interessante é que mesmo já menstruado ou estando bem longe da próxima menstruação isso pode acontecer. Nem sempre o surgimento desse sangue fora de época significa algum problema grave, tá?!
Pensando em ajudar todas as lindezas com dúvidas sobre o tema, preparamos um conteúdo recheado de infôs sobre o que é escape menstrual, quais as causas, quanto tempo dura e como lidar. Vamos lá.
o que é escape menstrual?
O escape menstrual, ou spotting, como também é conhecido, é um sangramento muito semelhante à sua menstruação normal. A diferença é que, geralmente, ele vem no meio de um ciclo — e assusta bastante gente. Ele costuma ser indolor e pode ter várias tonalidades, a depender de cada corpo, variando entre um corrimento rosado, vermelho vivo ou marrom.
o que causa o escape menstrual?
São várias as razões para “menstruar” duas vezes no mês. Desde o método anticoncepcional utilizado para prevenção da gravidez até — acredite! — os seus níveis de estresse. Também são fatores: ovulação, gravidez ou um alerta que algo não vai bem aí. Vamos falar sobre cada um deles.
1. métodos anticoncepcionais
Para quem toma pílula anticoncepcional, o sangramento irregular pode acontecer por deficiência hormonal no medicamento – as vezes, ele tem menos hormônios do que o seu organismo precisa.
Esquecer de tomar uma ou mais pílulas da sua cartela também pode provocar escapes — quem nunca, não é mesmo, amores? É possível também que o escape venha por conta da aplicação de DIU hormonal, de injeção contraceptiva, de implantes com o mesmo objetivo, entre outros.
Veja também: métodos contraceptivos não hormonais
ovulação
Ainda não existem estudos que apontam um motivo claro para isso acontecer, mas o sangramento por ovulação pode ocorrer devido aos altos níveis de estrogênio no corpo. Isso varia de pessoa pra pessoa, ok? Cada um tem níveis hormonais diferentes que, por sua vez, podem fazer um pouquinho de sangue descer.
excesso de estresse
Sabia que até mesmo o estresse pode provocar um escape menstrual? Pois é! Cada pedacinho do nosso corpo é repleto de inteligência e conhece muito bem os seus próprios limites. Por isso, sempre que eles são ultrapassados, logo trata de mostrar para nós, do jeitinho dele, que é preciso parar, respirar e se cuidar.
Teve um sangramento em uma semana intensa? Tente relaxar, praticar exercícios de meditação, fazer aromaterapia, tomar chás terapêuticos e levar, na medida do possível, uma vida mais leve e tranquila.
Pratique: ginástica de conscientização corporal
gravidez
Entre a 5ª e a 8ª semana de gestação é possível que ocorra um escape menstrual e, apesar de não parecer, é bem comum. De forma geral, não é motivo para preocupação, mas mesmo assim é importante prestar atenção a acontecimentos desse tipo durante a gravidez.
doenças
Às vezes o sangramento irregular pode ser um sinal para algumas doenças, como:
-
Pólipos uterinos — nódulos que se desenvolvem dentro da cavidade uterina. Na maioria das vezes são benignos, mas sempre é preciso investigar;
-
Síndrome do ovário policístico (SOP) — crescimento de cistos no ovário causado por desequilíbrios hormonais;
-
Problemas de tireoide — nesses casos, os hormônios da tireoide interagem com os do sistema reprodutor e podem causar sangramentos;
-
Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e infecções vaginais diversas;
-
Câncer uterino.
Reforçando: nem sempre o escape menstrual é sinônimo de doenças, ok?! Encarar isso como um alerta pode te ajudar a descobrir qualquer problema de maneira precoce, possibilitando tratamentos muito mais eficazes.
quanto tempo dura escape menstrual?
Cada corpo tem o seu próprio ritmo e características, por isso, a duração de um sangramento de escape pode variar.
É possível que ele mal seja percebido, aparecendo somente no xixi ou no papel higiênico, ou que dure cerca de 2 dias ou mais.
Aliás, a duração, a cor da menstruação a e intensidade ajudam a diferenciá-lo de uma menstruação fora de hora, já que ela é mais volumosa e duradoura do que o escape.
como lidar com o escape menstrual?
Primeiro, entenda que é normal e pode acontecer com qualquer pessoa que menstrua. Segundo, repense seus hábitos saudáveis para controlar os hormônios. Terceiro, vá ao médico só para tirar todas as dúvidas mesmo – fazer aquele check up, né?
Tem dúvidas, experiências ou dicas sobre escape menstrual? Que tal compartilhar com outras pessoas e ajudá-las a passar por esse momento com mais calma? Fique à vontade para usar o espaço de comentários abaixo!
Vamos continuar conversando? Leia também: o sangue da menstruação é sujo?
deixe um comentário