O que determina a intensidade do fluxo menstrual?
Amores, já repararam que o fluxo menstrual, ou seja, o volume de menstruação, pode ser diferente de pessoa para pessoa, em cada mês ou etapa da vida? Pois é! Mas isso é normal, porque várias coisinhas que acontecem no corpo e na rotina mexem com nosso organismo e fazem diferença nessa hora.
Mas mesmo com toda essa variedade, alguns tipos de sangramento acabam fugindo do padrão e se tornam sinais bem importantes para problemas de saúde, por exemplo. Aí bate aquela dúvida: como eu faço para saber se meu fluxo é normal?
Sabe, não tem uma receita que funcione para todo mundo, mas nós podemos te explicar que alguns fatores causam mudanças bem comuns na menstruação e outros acendem aquela bandeirinha vermelha. É bom conhecer todos eles para manter a saúde menstrual em dia.
O que determina a intensidade do fluxo menstrual?
Pessoas em fases diferentes, como a adolescência, a vida adulta e a menopausa, costumam ter fluxos menstruais diferentes. Em cada uma dessas etapas, o nível de hormônios circulando no corpo varia bastante, o que pode ter impacto no volume e na duração da menstruação.
Mas não é só a idade que influencia o sangue, tá? Muitos outros acontecimentos – alguns que vêm até de fora do corpo – podem ter papel decisivo. Conheça os principais motivos mais a seguir.
De olho no emocional
Por exemplo, quando bate o estresse e as emoções ficam à flor da pele, o corpo foca em produção para nos defender ou deixar em estado de alerta. E como isso gasta energia, pode acabar mudando a produção dos hormônios que controlam a menstruação e deixando o fluxo um pouco menor ou maior.
Rotina e estilo de vida
Outra coisa que pode mexer com a intensidade da menstruação é a correria do dia a dia. Cada atividade relacionada ao organismo de um jeito único e daí, se você começou a se exercitar mais, trocou de emprego, passiva ou começou uma alimentação nova, é supernormal perceber que o volume mudou!
Pílulas anticoncepcionais
Os métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional e o dispositivo intrauterino (DIU), e até mesmo alguns medicamentos para a saúde, também fazem uma diferença danada no fluxo menstrual. Corticóides, antidepressivos, imunossupressores e remédios para pressão são apenas alguns exemplos!
Saúde (falar dos fatores)
Por falar em saúde, ela é outro ponto importante que tem tudo a ver com o fluxo menstrual. É que existem algumas doenças, como a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), a presença de certas infecções ou de miomas que podem deixar o clima lá no útero meio diferente e mudar o volume que desce no período menstrual.
Qual é o fluxo normal da menstruação?
Para começar, é bom entender que existem diferentes tipos de fluxos menstruais. Só porque tem alguém com um volume maior ou menor que o seu, não quer dizer que tem alguma coisa errada.
Geralmente, a menstruação dura de 3 a 8 dias e libera de 30 a 80ml (mililitros) de fluidos no total. Parece mais, né? Se você usa coletor menstrual, por exemplo, pode verificar quantos mls saem em cada troca e fazer a conta total do mês.
Quem não usa coletor, pode tomar como base a frequência de troca do absorvente para entender sua menstruação. Um absorvente tradicional externo costuma segurar até 5ml de fluxo, um noturno, de 10 a 15ml, e um interno até 9ml.
Se você preencher mais de 7 absorventes tradicionais por dia, tem um volume total do ciclo maior que 80ml ou menstrua por mais de 8 dias, o ideal é procurar a ajuda de um ginecologista para verificar se está tudo certo, ok?
Quais são os dias de maior intensidade menstrual?
O início do fluxo menstrual, principalmente o primeiro e o segundo dia, costumam ser os mais intensos. Nessa fase, é comum até aparecerem coágulos, aqueles pedaços escuros e viscosos que parecem uma gelatina.
Uma curiosidade é que os coágulos são pedaços de pele que se soltam do endométrio, um tecido que cobre toda a parte de dentro do útero e descama durante a menstruação.
Uma dica para manter o conforto nesses dias mais intensos é apostar em calcinhas absorventes, coletores ou outros métodos que seguram bastante o fluxo e caprichar na higiene íntima. Assim fica mais fácil evitar vazamentos e continuar as atividades da rotina sem preocupações!
Informações valiosas sobre fluxo menstrual
A verdade é que o fluxo menstrual é um detalhe bem particular de cada pessoa. Mas existem jeitos práticos de aumentar o conforto nesse período, como consumir alimentos que fazem bem para o corpo e respeitar seus limites na hora de fazer as tarefas diárias.
E claro, informação é poder, viu, bonita? Aqui no blog da Pantys você encontra vários conteúdos que podem te ajudar, como:
Dúvidas mais comuns quando o assunto é fluxo menstrual
Quando bate aquela dúvida sobre o fluxo menstrual, a gente corre para pesquisar e ver se está tudo bem, né? Por isso, nós separamos aqui as respostas para algumas das principais perguntas sobre esse assunto. (Mas, ah, isso não dispensa o acompanhamento com um ginecologista, combinado?)
O que é bom para diminuir o fluxo menstrual?
Quando o fluxo menstrual está incomodando mas não está relacionado com alguma doença, vale a pena perguntar para o ginecologista sobre estratégias que ajudam e diminuir o volume. Usar contraceptivos ou antifibrinolíticos são algumas das possibilidades, mas só faça isso se tiver indicação médica!
Já se a ideia é melhorar o bem-estar durante a menstruação sem usar medicamentos, não tem segredo, hein? A dica é balancear a alimentação, praticar exercícios e reduzir o estresse no dia a dia.
Como saber se é menstruação ou hemorragia?
Se o sangramento dura mais de 8 dias, enche mais de 7 absorventes tradicionais por dia ou ultrapassa 80ml no total do ciclo, pode se tratar de uma hemorragia. Daí, a melhor forma de saber se é só um fluxo intenso ou um problema é consultar um médico especialista e explicar a situação.
Fluxo menstrual intenso pode ser gravidez?
O fluxo menstrual intenso não costuma ser um sintoma de gravidez. As pessoas grávidas não menstruam, já que esse sangramento é o sinal de que não há nenhum embrião implantado no útero – ou seja, não tem bebê vindo por aí!
O aumento no fluxo menstrual pode ser só um reflexo de mudanças no organismo ou na rotina, mas, em alguns casos está relacionado com doenças no sistema reprodutor e deve ser avaliado por um ginecologista.
Como saber qual é o meu fluxo menstrual?
O fluxo leve é aquele que dura até 4 dias e você pode trocar o absorvente tradicional a cada 4 horas. Se usar coletor, o copinho pode ficar lá por 6 horas e, às vezes, nem enche!
A menstruação intensa pode descer por 5 dias ou mais e fica bem forte em quase todo o período. Nesse caso, o coletor dura no máximo 4 horas e o absorvente tradicional precisa ser trocado de 3 em 3 horas. Os coágulos também são bem comuns nesse tipo de fluxo!
Já o fluxo menstrual moderado fica entre o leve e o intenso, sabe? Geralmente, dura de 4 a 5 dias e conta com alguns coágulos só de vez em quando.
Quer entender melhor qual desses tipos é o seu? Descubra qual o seu fluxo!
Mergulhar em informações, abraçar o conhecimento sobre a menstruação e o próprio corpo e se preparar para cada época do mês são as melhores formas de manter o bem-estar em todas as fases da menstruação! Aliás, você sabia que o seu ciclo menstrual pode salvar o planeta? Entenda mais sobre nossas etiquetas de carbono.
deixe um comentário