O que acontece quando temos um orgasmo?
Escrito por: Mari Williams é educadora sexual, expert em prazer, autoestima e comunicação. Indicada a melhor palestrante pelo mercado de bem estar íntimo, trabalha com talks e conteúdo digital, te convidando a conhecer e explorar cada vez mais os seus desejos.
Que chegar lá é uma delícia a gente já sabe, mas você conhece todos os efeitos benéficos que o clímax tem pra nossa saúde física e mental? Vem cá que hoje a gente te conta!
Quando você goza, todo seu corpo sente.
Um orgasmo nada mais é que uma descarga de tensão energética: você acumula carga enquanto se toca e excita, e, em seguida, após o pico, alivia em uma descarga deliciosa. É como uma montanha russa: quanto mais alto você subir, maior o frio na barriga (o acúmulo de tensão), e maior a intensidade da descida (o orgasmo).
Como ter orgasmos mais fortes?
Capricha nos toques pelo corpo todo antes de chegar na genital! Quando a gente permite que o corpo sinta prazer no seu tempo, sem acelerar nada e curtindo cada momento, acordamos nossa bioenergia, e, ao fim, percebemos sensações muito mais interessantes! (dicas aqui para descobrir o que você gosta na hora do sexo)
Mas quer saber por que essa descarga energética do orgasmo é tão gostosa? A ciência explica:
Com a estimulação sexual e o orgasmo, o cérebro libera diversos neurotransmissores que trazem sensações deliciosas para nosso bem estar físico e mental. "Elas podem reduzir o estresse, melhorar o sono, a imunidade e o humor," coloca Nan Wise, terapeuta sexual, neurocientista, autora de Why Good Sex Matters.
E haja sinapse!
Tudo isso é possível por conta das sinapses que carregam e transportam as mensagens de prazer pelos neurotransmissores: enquanto voce goza, seu cérebro todo se ascende e trabalha pra te trazer muita coisa boa!
1- Xô inflamação!
A ocitocina, a dopamina e a serotonina, neurotransmissores liberados durante o clímax, ajudam a reduzir o nível de cortisol, que promove o estresse e a inflamação. Tudo isso pode aliviar as suas espinhas e colaborar com uma pele mais glow!
2- Mais colágeno
Como os orgasmos aumentam nossos níveis de estrógeno, temos mais manutenção de colágeno, famoso por manter a firmeza e a elasticidade da pele, que também fica mais radiante pois passamos a ter um…
3- Sono melhor
Quer um sono de princesa? Que tal se tocar antes de deitar? O orgasmo é um ótimo sonífero já que trabalha no nosso sono REM – estágio profundo e restaurador do sono, na qual ocorrem os sonhos. Além de deixar o inconsciente falar, vai te ajudar a reduzir as olheiras!
4- Corado natural
O coração bate mais rápido, o que colabora com a circulação sanguínea, trazendo aquela corzinha de saúde para a pele!
5- Alívio das cólicas
Capaz também de liberar proteínas que atuam como analgésicos, como catecolaminas e citocinas, os orgasmos podem te ajudar a aliviar cólicas menstruais! Quando estamos com cólicas, o útero está em contrações, e como durante o clímax o útero contrai mas relaxa completamente em seguida, é possível sentir alívio na sensação dessas dores.
6- Prevenção de doenças
Aqui não é só por conta dos benefícios já citados dos orgasmos, mas pois quando você passa a se tocar com mais frequência, fica mais atenta às mudanças da sua vulva e à aparição de eventuais verruguinhas, ardências ou lesões. Além disso, o aumento do muco cervical proporcionado pelo orgasmo atua "limpando" o canal vaginal e prevenindo algumas infecções.
7- Boost na autoestima!
Quando a gente aprende a se dar prazer, a gente vai pra vida com outro brilho. Nada melhor do que conhecer seus desejos e aprender a se satisfazer pra se libertar de dependencias! Além disso, uma vez que a gente aprende como gostamos de ser tocadas, fica muito mais fácil direcionar pra quem estiver lá com você! Todo mundo ganha!
A gente já não precisava de muitos motivos pra querer gozar, mas depois dessa lista a gente espera que você aproveite sempre que quiser os prazeres que você mesma pode se dar! Fica o lembrete: seja boa de cama pra você mesma ;)
quer saber mais sobre o assunto? chega juntinho!
Como saber o que eu gosto na hora do sexo?
O orgasmo pode ter um efeito terapêutico
deixe um comentário