mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys!
O mundo intelectual e artístico se comporta, assim como tantos outros, de forma repressora e impeditiva para a expressão e produção feminina. Por tanto, os espaços ocupados por mulheres nestas áreas, foram ocupados através de muita resistência, luta e perseverança.
No campo literário não seria diferente, e temos aqui ótimos exemplos de autoras maravilhosas que conquistaram o mundo! Vem com a gente conhecer um pouquinho mais da participação feminina na literatura. :) Vamos juntas descobrir esses nomes de peso?
mulheres na literatura mundial: conheça 3
A literatura é um campo simplesmente fantástico. Realidade e ficção se misturam em mundos que, com certeza, queríamos ter a oportunidade de visitar. Mas não para por aí! A contribuição das mãos femininas ainda se mostram firmes em aspectos científicos e até sociais. Dá só uma olhada no que essas mulheres fizeram pelo mundo com suas palavras:
1- Aghata Christie
Quem é fã de romance policial com certeza tem esse nome disponível na estante. Aghata é considerada a rainha do crime, mas no bom sentido claro. Suas técnicas de ambientação e elementos dentro da narrativa poderiam colocá-la até mesmo entre as mulheres no cinema – já que os filmes e séries também bebem dessa fonte.
Sua obra "Assassinato no Expresso do Oriente" ajudou a difundir o gênero e até hoje é referência quando o assunto é ficção policial. Até mesmo em quadrinhos e jogos podemos ver a influência da escritora britânica que se consagrou na arte de gerar suspense e ambientações sensacionais.
2- Harriet Beecher Stowe
Podemos dizer que as obras de Harriet foram a gasolina para a abolição da escravatura nos EUA. Há quem diga que, quando o presidente Lincoln conheceu essa personalidade feminina, ele apertou sua mão e disse "então foi você que escreveu o livro que começou esta grande guerra".
O livro a que Abraham se refere é uma série de publicações em um jornal que logo foram compiladas na obra "A cabana do pai Tomás". É claro que Stowe seria perseguida por suas ideias abolicionistas. Mas ela nunca se deu por vencida! Mesmo sendo banida de algumas regiões, ministrou palestras sobre a temática e consagrou seu nome nas linhas da história. Incrível, né?
Harriet ainda escreveu muitas outras obras que mostravam as dificuldades do povo e a situação dos Estados Unidos. Ela inclusive escreveu um segundo livro para se defender dos ataques que vinha recebendo, intitulado "A chave para a Cabana do Pai Tomás". A leitura dos dois é mais que indicada.
3- Caryl Churchill
Caryl foi uma dramaturga britânica que marcou sua geração de escritores com peças radicais e, é claro, bem feministas. Problemas práticos e sociais da vida feminina podem facilmente ser vistos nas obras de Churchill. Não é por acaso que ela é considerada por muitos críticos a mais importante escritora da "nova safra".
Se você deseja uma trama nada linear e com fortes pitadas de ousadia, as peças de Caryl são a escolha certa. A indicação da Pantys vai para a obra Cloud Nine, em que costumes sociais e políticos são colocados em jogo com uma mesma personagem em dois espaços de tempo diferentes: 1879 e 1979. Dá pra imaginar o enredo né?
3 mulheres que arrasam na literatura brasileira
Não poderia faltar as inspirações aqui do nosso cantinho, né? As mulheres brasileiras não se deixaram abalar pelas muitas dificuldades de suas épocas e ergueram a bandeira feminina em diversas vertentes. Saiba que só os nomes brasileiros dariam um post exclusivo! Vamos conhecer juntas? Acompanhe:
1- Rachel de Queiroz
Rachel deixou um legado e diversas obras sensacionais para todas as brasileiras. Só pra você ter uma ideia ela foi romancista, cronista, jornalista e ainda marcou seu território na dramaturgia. Em 1977 se tornou a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
Escritora de vanguarda e pioneira na literatura regionalista sertaneja, Rachel não deixou que as dificuldades do povo nordestino passassem despercebidas. Muito pelo contrário! O prêmio Camões de Literatura também foi outra conquista na história de Rachel e para todas as mulheres!
2- Lygia Fagundes Telles
A dama da literatura brasileira não poderia faltar por aqui. Lygia impressiona por sua visão do ser humano indefinível e ideias no campo do fantástico. Temas existencialistas e desafios da vida ganham espaço nas linhas escritas por ela, que inclusive nos deixou com 103 anos – em 2022!
Assim como Rachel, Lygia também obteve seu lugar na Academia de Letras e, em 2005, foi agraciada com o prêmio Camões. Pense nele como o Oscar mais badalado da indústria cinematográfica, mas na literatura! As contribuições de Lygia para a leitura brasileira nos inspiram a continuar lutando contra o desamparo da vida humana, tema fortemente trabalhado pela escritora.
3- Clarice Lispector
Clarice é simplesmente a prova do poder feminino. Mesmo sendo nascida lá na Ucrânia, ela é considerada uma das maiores escritoras brasileiras e até hoje é motivo de debates e pesquisas por parte dos críticos. As narrativas psicológicas nunca mais foram as mesmas depois do fenômeno Lispector!
Sendo uma das fundadoras da literatura intimista no Brasil, Clarice ainda ganhou notoriedade com suas crônicas e é uma das prosadoras mais consumidas por aqui. A escritora veio com apenas 2 anos para o Brasil, fugindo de uma guerra civil. Mal sabia a pequena garotinha que sua forma de escrever situações banais do dia a dia ficariam conhecidas no mundo todo.
Essas são apenas algumas figuras femininas que deixaram sua marca na literatura. Ainda poderíamos discorrer sobre Angela Carter, Isabel Allende, Alice Walker, Cecília Meireles e muitas outras mulheres incríveis na arte da escrita. O que não falta é inspiração.
Falando nisso, te convidamos a conhecer 5 mulheres que fizeram história no campo das ciências. Te esperamos lá para descobrir essas figuras que demonstraram resiliência e conhecimento avançado nessa área ainda coberta de sexismo!
deixe um comentário