Menstruação Desregulada Na Adolescência É Normal?
A menstruação é um processo fisiológico muito natural do nosso corpo, mesmo assim, ele ainda é visto por aí como tabu.
Por conta disso, muitos adolescentes que vão começar a passar pelos seus primeiros ciclos ainda têm muitas dúvidas sobre o assunto. Dentre tantas incertezas, uma é se a menstruação desregulada na adolescência é normal?
Se você se pergunta isso, não fique aflita, estamos aqui com você, viu? Vamos descobrir juntas o que esperar desses primeiros anos da sua menstruação.
Por que a menstruação fica desregulada na adolescência?
A puberdade é um processo intenso e complexo que acompanha meninos e meninas na adolescência.
É praticamente uma dança de hormônios, e são muitas as mudanças corporais, como o tom de voz, acne, oscilação de humor, entre outros. Faltam palavras para traduzir tantos sentimentos!
A menstruação é um desses grandes eventos da puberdade. A concentração de hormônios começa a aumentar no corpo e alguns sinais aparecem, como seios, pelos, etc. Com isso, a menarca, a primeira menstruação, costuma descer entre os 11 e 14 anos.
Como o organismo ainda está em um processo de regulação e adaptação, é comum que a menstruação não seja regular e estabelecida nas primeiras vezes. Isso porque seu corpo está trabalhando para alinhar os hormônios que controlam todo o ciclo.
O fluxo pode ser mais leve ou fraco, menstruação vai e volta, pode não vir no próximo mês e você pode até mesmo menstruar duas vezes no mês.
Então, é totalmente normal que, nos primeiros dois anos mais ou menos, a menstruação chegue atrasada na adolescência.
Quando devo me preocupar com a menstruação desregulada?
Muitas meninas fazem sua primeira visita ao ginecologista quando ficam menstruadas pela primeira vez, e isso é ótimo! Todo mundo deveria ter o acompanhamento de um médico.
Contudo, a menstruação desregulada nos primeiros ciclos na adolescência não são, em geral, um sinal de alerta ou de que algo está errado.
Todavia, vale a pena ficar ligada e consultar seu médico em situações como:
-
O sangramento dure mais de 8 dias e seja em uma quantidade que afete sua saúde — por exemplo, resultando em casos de anemia;
-
Se a menstruação for interrompida por mais de 3 meses;
-
Se um ciclo que já estava mais ou menos regulado se torna irregular novamente;
-
Se a menstruação não descer até os 14 ou 15 anos — ou a menina não apresentar pelos pubianos ou mamas.
Vale lembrar aqui que se a menstruação está atrasada, não aparece há muitos meses e você tem uma vida sexual ativa, deve investigar um possível caso de gravidez na adolescência.
Mesmo que o ciclo menstrual não esteja 100% estabelecido, a menstruação sempre vem depois da ovulação. Portanto, seu corpo já passa por um período fértil e uma fertilização pode ocorrer.
Qual idade a menstruação fica regular?
A grande parte das meninas vai ter menstruação desregulada durante o primeiro ano. No entanto, essa irregularidade pode se estender por mais um ano.
Sendo assim, em geral, a menstruação pode demorar até dois anos para ficar regular.
Como regularizar a menstruação na adolescência?
Cansada do vai e vem e está afim de ter um ciclo menstrual mais regular? Existem algumas coisas que você pode tentar para ter uma menstruação um pouco mais previsível, desde alternativas médicas até as naturais. Veja só:
Pílula anticoncepcional
A pílula, por ter hormônios, gera esse efeito de tornar a menstruação regular. Converse com seu ginecologista e veja se essa opção é recomendada para seu corpo.
Vai um chazinho?
Essas bebidas milenares são conhecidas por suas propriedades. Chás calmantes, como camomila, ajudam o corpo a relaxar e isso pode contribuir para amenizar a ansiedade.
Com menos estresse, maiores são as chances dos hormônios regularem o ciclo menstrual.
Fora isso, o chá de canela é conhecido por estimular a circulação sanguínea e os sangramentos, tanto que ele não é recomendado para gestantes. Logo, ele pode dar um empurrãozinho naquela menstruação atrasada.
Alimentos do bem
Apostar em alimentos para ajudar o corpo a se regular é ótimo, especialmente quando se trata de frutas e legumes. Dentre as opções, acredita-se que mamão estimule o corpo a produzir mais hormônios sexuais, o que pode ajudar a menstruação a descer.
Alimentos ricos em zinco e vitamina B6, como nozes e cereais, também ajudam a estimular a produção de progesterona naturalmente.
Mexa o corpinho
Exercícios físicos são altamente recomendados. Como se sabe, essas atividades ajudam a liberar endorfina, o famoso hormônio do bem-estar que tem conexão com os hormônios sexuais.
Com essa ajudinha extra, a menstruação vem logo e você ainda fica de bem com a vida, menos estressada, mais animada. Tudo de bom, né?
Uma fase de transformações <3
Além de todas as mudanças e desafios da puberdade, meninas experimentam a menstruação pela primeira vez, um evento para lá de impactante.
No entanto, esse é também um momento incrível para adotar hábitos saudáveis de autocuidado e um olhar mais sensível e confiante sobre nossos ciclos, livre de culpa, vergonhas e tabu!
Com a chegada da primeira menstruação, as adolescentes precisam adotar uma rotina de cuidados e higiene íntima que as vai acompanhar por muitos anos. Nada melhor do que fazer isso priorizando a saúde, o bem-estar e o conforto.
Absorventes e calcinhas reutilizáveis, além de cuidarem da saúde da sua área íntima, ainda são sustentáveis e ajudam você a gerar menos lixo e salvar o planeta com seu ciclo!
A menstruação desregulada na adolescência é sim normal e faz parte de um processo importante do seu corpo de adaptação a um novo estilo de vida.
Seja bem-vinda ao seu ciclo e invista em autocuidado e autoconhecimento para viver esse período tão importante, plena, saudável e feliz!
Conheça as calcinhas absorventes da Pantys tecnológicas, reutilizáveis, hipoalergênicas, confortáveis e, resumindo, perfeitas! Seguimos juntas nessa jornada, lindeza! Até a próxima.
deixe um comentário