Liderança feminina e respeito dos ciclos
Amanda Costa é ativista climática, jovem conselheira do Pacto Global da ONU, fundadora do Instituto Perifa Sustentável e apresentadora do #TemClimaParaIsso?, um programa sobre crise climática. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, TEDx Speaker, LinkedIn Top Voices e Creator e em 2021 foi vice-curadora do Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.
Olá minha lindeza climática <3
Espero que esteja bem, dormindo oito horas por noite, bebendo bastante água, lendo bons livros e fazendo exercícios físicos.
Pode parecer besteira, mas para muitas empreendedoras, mães, jovens lideranças, executivas, estudantes universitárias ou simplesmente para as mulheres, essa pode ser uma realidade distante. Estamos inseridas numa cultura capitalista, patriarcal e machista, que prega a exaustão e renúncia, como símbolo de meritocracia, esforço e vitória.
Pois bem, essa é uma parada ilusória e complexo. Nessa conversa, quero bater um papo contigo sobre saúde, carreira e ciclo menstrual. Já parou para pensar na conexão entre esses três pontos?
Há alguns anos, uma amiga me contou sobre a relação das estações do ano, da lua e do período menstrual. Naquele momento fiquei surpresa, nunca tinhe feito essa conexão… Mas conforme investigava o tema, percebi como fazia sentido.
Assim como o planeta Terra, nosso corpo é o nosso lar. A melhor maneira de nos conectarmos com a terra é nos conectarmos com nós mesmas, prestando bastante atenção ao nosso ciclo menstrual.
Muitas de nós só percebe o ciclo somente quando entramos na TPM e sentimos aquele turbilhão de sentimentos: raiva, estresse, impaciência, vontade de matar, chorar, explodir o mundo… Mas a real é que o ciclo é contado desde o 1º dia da menstruação até o 1º dia da próxima menstruação, sendo dividido nas seguintes fases:
-
Fase 1: Lútea - Inverno (período menstrual)
-
Fase 2: Folicular (até 14 dias após a menstruação)
-
Fase 2: Ovulação (do 14º ao 18º dia após a menstruação)
-
Fase 4: Folicuar pré-mesntruação (cerca de 19 dias após a menstruação até o primeiro dia do próximo ciclo menstrual)
Assim como a natureza, nós somos cíclicas! Agora bora investigar oque acontece em cada fase?
Fase lútea (menstruação) - Inverno
O primeiro dia do nosso ciclo menstrual também é o primeiro dia do nosso período. Nessa fase os níveis de estrogênio e progesterona caem juntamente com o bom humor rs. É a época de hibernação, onde queremos ficar quietinhas, só comer, ver Netflix e dormir! Mas nesse momento também ficamos mais racionais e lógicas. Essa é a fase perfeita para pensar naquilo que nos incomoda e encontrar soluções para essas situações.
Fase folicular (até 14 dias pós-menstruação) - Primavera
A fase entre a menstruação e a ovulação é chamada de Fase folicular, geralmente entre os dias 2 e 14 do ciclo. Durante essa fase, nossos ovários desenvolvem folículos que podem amadurecer em um óvulo - que será liberado durante a ovulação. É nesse período que nos sentimos florescendo! Temos energia, o carisma volta para o corpo e ficamos cheias de vitalidade, disposição e com a criatividade mais aguçada :)
Fase Ovulatória (período fértil) - Verão
A ovulação geralmente chega no meio do ciclo, entreo 14º ao 18º dia após a mentruação. Essa fase é conhecida como verão porque é quando as coisas começam a “esquentar” rs. Os níveis de estrogênio estão no pico e o folículo atinge a sua maturidade final, pois o corpo está se preparando para uma possível concepção. Nesse momento ficamos mais produtivas, temos mais vontade de socializar e nos comunicamos melhor. O coração fica mais compreensivo, a libido aumento e a auto-estima vai lá em cima!!!
Fase folicular pré-menstruação - Outono
O período entre a ovulação e a próxima menstruação é conhecido como período pré-menstrual. Nosso corpo produz progesterona para apoiar a gravidez precoce, mas se ela não ocorrer o óvulo e o folículo se rompem, sinalizando ao corpo que o revestimento do útero não é necessário e desencadeando a próxima mesntruação. Essa é fase da famosa TPM (Tensão Pré-Menstrual), na qual ficamos mais cansadas, irritadas e críticas. Mas se aprendermos a acolher nosso ciclo, essa fase funciona como uma incubadora de ideias, onde ficamos mais sensíveis, intuitivas e conscientes do relação do nosso interno com o externo.
Doidera, né?
Mas a real é que vivemos uma energia de renovação todos os meses dentro do nosso ciclo e entender esse processo traz paz, leveza e uma sensação de plenitude! Quando a gente comprende todos os tchururururu que ocorre em nós, passamos a fazer a seguinte pergunta: “Como meu ciclo atual pode estar interferindo no meu estado de espírito hoje?” Desse modo, ficamos mais conscientes das mudanças de humor que ocorrem ao longo do mês, nossos sintomas, sentimentos e o que precisa ser cuidado em cada momento.
E esse papo tem tudo a ver com nossa carreira!
Que tal ficar de olho no seu ciclo e deixar aquela apresentação importante para a sua primavera? Ou separar os dias de home-office para o seu inverno? O verão pode ser perfeito para participar de eventos de networking, socializar com a galera no happy-hour e até negociar um aumento com seu chefe. Já o outono pode ser a estação pra você fazer uma auto-avaliação. Separe esses dias para ver oque já não está fazendo mais sentido, as coisas que você gostaria de mudar no trabalho, vida pessoal e afetiva e aproveite esse tempo para construir um plano de auto-desenvolvimento!
Quando nós tomamos consciência dessas fases, nossa vida flui com mais leveza, alegria e equilíbrio <3
deixe um comentário