inteligência emocional importa!
Todo o tempo estamos buscando coisas para desenvolver nosso intelecto: estudamos, lemos notícias, aprendemos sobre o mundo. Mas o que muitas vezes esquecemos, é que uma parte importante da nossa inteligência vem da nossa capacidade de lidar com as emoções, principalmente quando elas são negativas. E por aqui, como sempre estamos na busca pelo equilíbrio, vamos falar desse tema tão importante e que pode nos ajudar a levar uma vida de mais sucesso e principalmente, mais leve e feliz.
Por exemplo, na escola, do mesmo jeito que tínhamos que tirar notas boas, tínhamos também que fazer amizades, saber nos relacionar nos trabalhos em grupo e enfrentar frustrações nesses processos. Assim é também no ambiente de trabalho: na maioria das vezes, mais difícil do que as entregas e desafios intelectuais, é o dia-a-dia com as pessoas: o que falar, como falar e quando falar. Tudo isso envolve uma grande investigação que pode ser bem menos desgastante quando você se abre para entender todas as estratégias e possibilidades da inteligência emocional.
Inteligência Emocional é a capacidade de perceber, compreender e controlar as emoções. Ela foi mais profundamente estudada pelo psicólogo americano Daniel Goleman, que a define como a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”.
Nossa vida é regida por relações, então quanto mais soubermos entendê-las e lidar com elas, mais equilibrados seremos. Todos somos capazes de treinar e desenvolver habilidades para isso, por isso Daniel Goleman estabeleceu 5 habilidades que podem nos ajudar. Vamos conhecê-las?
1. Auto-Conhecimento Emocional
O autoconhecimento é o principal passo, sermos verdadeiros com nós mesmas nos ajuda a reconhecer e entender um sentimento enquanto ele ocorre. Então preste atenção no que você sente e quando você sente, se observe e busque entender o que na situação está gerando isso em você.
2. Controle Emocional
O controle emocional nos permite ter a habilidade de lidar com nossos próprios sentimentos, adequando-os para cada situação. Durante uma situação de sentimento negativo, temos uma tendência a apenas reagir emocionalmente em vez de racionalizar, mas quando passamos a enfrentar esses sentimentos e compreendê-los mais profundamente, conseguimos nos educar a pensar e investigar em vez de “explodir”, pois percebemos e compreendemos esses sentimentos.
3. Automotivação
Dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca e não depender dos outros para sentir-se otimista diante a vida.
4. Reconhecimento das emoções em outras pessoas
Muitas vezes nós apenas projetamos nossas emoções nas outras pessoas, perdendo assim a chance de parar e perceber o que de fato aquela pessoa está sentindo. A chave para isso é o desenvolvimento da empatia, se colocar no lugar do outro e estar aberto a entender o que ele sente e assim conduzir melhor as situações e relacionamentos.
5. Relacionamentos interpessoais
O sucesso no desenvolvimento da habilidade de interação social tem como principal base a observação e gestão do sentimento das outras pessoas, ao observar esses sentimentos vem a oportunidade de gerí-los e conduzí-los para uma atmosfera positiva e produtiva.
Como falamos ali em cima, é possível desenvolver nossa inteligência emocional, exercitar, melhorar a cada dia. Então não se cobre do dia para a noite controlar todas as emoções negativas, isso é um processo e exige tempo. E, claro, somos humanos, nunca estaremos no controle total, às vezes é até com esses descontroles que aprendemos a ser melhores.
deixe um comentário