guia prático sobre coágulo na menstruação
Que a menstruação é um grande evento, cheio de acontecimentos e nuances no nosso corpo, a gente já sabe muito bem, né, amores? São diferentes fases, fluxos e cores de sangue que tudo pode nos deixar alerta, como o surgimento de coágulo na menstruação.
A gente reuniu aqui várias questões que permeiam esse assunto para esclarecê-las e te deixar bem informada sobre ele, para que nenhuma neura se instaure. Vamos entender tudinho sobre coágulo na menstruação, fechou? Acompanhe o conteúdo!
o que é o coágulo na menstruação?
O coágulo não é um bicho de sete cabeças não, ou seja, ele nada mais é do que uma junção de tudo o que sai na menstruação. Conta com sangue, resquícios do tecido da parede do útero e proteínas presentes nessa região. Então, relaxe, tá tudo ok!
qual a textura normal de um coágulo na menstruação?
A textura do coágulo costuma ser mais gelatinosa por conta das substâncias que os formam. É possível sentir quando resquícios ficam na saída do canal vaginal, por isso, não se preocupe se já passou por isso. Alguns ainda são mais fibrosos, tudo depende do seu organismo.
Para você conseguir identificar só de ver, esses coágulos se parecem com pequenos acúmulos de sangue, sem uma forma muito definida.
por que há coágulos na menstruação?
A explicação é bem simples, amores. Vocês se lembram do ciclo menstrual, né? Quando chega a fase onde o óvulo não foi fecundado, o útero se prepara para expulsar todo o ambiente propício para o surgimento de um bebê. Uma substância bem importante nesse processo é o anticoagulante.
Como o nome já diz, ele é responsável por não deixar o que está sendo expulso do corpo formar coágulos, para que a saída seja facilitada. O que acontece é que, muitas vezes, o fluxo pode estar mais intenso, não dando tempo do anticoagulante reagir da forma esperada. Por conta disso, vemos coágulos na menstruação.
Ainda, pode ser que haja acúmulos de sangue na região antes de sair pelo canal vaginal, momento que a coagulação pode acontecer também. Algumas doenças podem estar causando essa coagulação, quando ocorre de forma muito frequente, com pedações de coágulo.
é normal sair coágulo grande de sangue na menstruação?
Se isso estiver acontecendo, é hora de acender uma luz de alerta, amores. Mas o quanto é "grande", você pode se perguntar. Vamos lá: o tamanho regular de um coágulo é até 25 milímetros, ou seja, do tamanho de uma moeda de 25 centavos.
Maior do que isso, o indicado é passar por uma consulta com seu ginecologista de confiança, para investigar se está tudo bem com o seu ciclo e órgãos de reprodução. Principalmente se isso vier acompanhado de dores intensas, fluxos muito intensos e constantes, já que pode ser o sintoma de problemas como:
-
Mioma uterino;
-
Endometriose;
-
Adenomiose;
-
Desequilíbrios hormonais.
Acesse também: mioma uterino é silencioso e muito comum: veja como identificar
quantos dias é normal sair coágulo na menstruação?
Olha, o mais comum de isso acontecer são nos dias acentuados de fluxo, sabe? Naqueles quando apostamos nas calcinhas de menstruação para fluxo intenso. Geralmente, não costumam passar de dois a três dias, mas é claro que isso muda de ciclo para ciclo de uma mesma pessoa e até quando comparamos umas com as outras.
é possível estar grávida e menstruar com coágulos?
Não, amores! Não é possível a gente menstruar quando se está grávida, afinal, todo o conceito de menstruação implica a ausência de gravidez. O que pode ocorrer durante a gravidez são alguns sangramentos, que pode ser confundidos com menstruação.
O que a gente precisa ter é atenção a um ponto: um sangramento com coágulos estando grávida pode indicar um aborto espontâneo. Isso é ainda mais possível quando os coágulos contam com tamanhos maiores e são em uma quantidade grande.
Por isso, a gente precisa estar atenta aos sinais do nosso corpo, saber se há a possibilidade de um aborto ter acontecido e buscar ajuda médica caso tenha suspeita que esse é o seu quadro.
entendidas, meus amores?
Bom, deu para perceber que o coágulo é algo comum de aparecer durante a nossa menstruação. Mas — como tudo em nosso corpo — precisamos estar atentas quando ele vem acompanhado de outros sintomas e dores. Por isso, lembrem-se de estar atentas a todos os sinais que podem estar associados aos coágulos, combinado?
Confira também o conteúdo que fizemos sobre o atraso na menstruação, fantasminha que persegue muitas de nós e é alimentado por algo bem simples: a desinformação. Vem cá ficar por dentro do assunto e entender de uma vez por todas possíveis causas desse acontecimento e como lidar com as mudanças e ciclos internos. Te esperamos lá!
deixe um comentário