veja os impactos da gravidez na adolescência e como evitá-la
A gravidez na adolescência é uma pauta de saúde pública, isso porque envolve toda a questão psicológica da mãe, pai e do bebê. Esse tema também está muito atrelado a falta de educação sexual nas escolas, evasão escolar de adolescentes, rejeição familiar e muito mais.
Além disso, muitas jovens passam por esse processo todo sozinhas, tanto no período de gravidez quanto na criação do filho, visto que é comum a desaprovação familiar e o desamparo paternal.
Então, pensando em ajudar nossas jovenzinhas entender esse processo de gestação precoce, a Pantys trouxe este post super completinho, com explicações, dados e também, dicas de como evitar uma gravidez indesejada. Continue a leitura e entenda tudo. <3
o que é considerado gravidez na adolescência?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gravidez na adolescência acontece quando meninas de 10 a 20 anos entram em estado de gestação. Essas jovem chegam a somar 30% da população mundial e por isso, essa condição tornou-se um caso de saúde pública, visto as consequências que a gestação precoce causam nas mães e crianças.
por que a gravidez na adolescência acontece?
A gestação na adolescência ocorre por fatores que envolvem criação familiar, deficiência na grade educacional, vida sexual precoce e muito mais. Vem ver as principais condições que influenciam nesse caso:
-
Falta de educação sexual nas escolas;
-
Famílias que criam um tabu em relação à sexualidade, principalmente a feminina;
-
Início da atividade sexual muito precoce;
-
Violência sexual e abusos;
-
Influência da mídia televisiva, serviços de streaming e redes sociais e outras.
Todos esses elementos podem levar a uma desinformação e deturpação do sexo, fazendo que com os casais tenham relação sem preservativos e proteção alguma — gerando uma gravidez indesejada.
quais são as consequências de uma gravidez na adolescência?
As consequências de uma gravidez precoce são muitas. Essa condição impacta tanto a família que está se formando quanto algumas camadas da sociedade. Vem entender melhor sobre essas consequências:
efeitos na vida dos jovens de do bebê
-
Crianças rejeitadas pelos pais: muitos meninos quando expostos ao fato da gravidez abandonam as jovens gestantes e os filhos, por medo ou por irresponsabilidade;
-
Desestabilização familiar: pais e mães dos adolescentes muitas vezes não aceitam a gestação e expulsam os filhos de casas;
-
Traumas psicológicos para as mães: meninas, agora mães, precisam renunciar a sua inocência, para cuidar de outra criança;
-
Traumas psicológicos para os bebês: sendo cuidados por mães que ainda são crianças e desamparadas pela sociedade;
-
Abortos involuntários: por se tratar de uma gestação de riscos, algumas jovens acabam perdendo os bebês, algo que afetam elas e a família pela vida toda.
impactos na sociedade
Segundo o Ministério da Saúde, os principais impactos de uma gravidez na adolescência, são:
-
Evasão escolar: muitos jovens, principalmente as mães, sentem-se obrigados a abandonar os estudos para cuidar do filho ou até mesmo durante a gestação, devido à algumas complicações;
-
Desemprego: após a gravidez, muitas mulheres encontram-se desempregadas durante o início da vida adulta;
-
Aumento da taxa de aborto: muitas meninas simplesmente não têm condições psicológicas ou financeiras de criar uma criança e optam por interromper a gravidez;
-
Crescimento do número de crianças em abrigos e orfanatos: milhares de jovens optam por doarem seus filhos para adoção, por não conseguirem lidar com a gestação ou pelo fato de não terem condições financeiras para se manterem e sustentarem a criança.
Essas são algumas das consequências mais comuns da gravidez na adolescência, no entanto, cada mulher é única e está inserida em seu próprio universo social. Por isso, os impactos variam de pessoa para pessoas, podendo ser ainda maiores.
Leia também: Como ajudar a mãe no puerpério!
há riscos de uma gravidez na adolescência?
Infelizmente, sim! A gravidez na adolescência é um caso bem delicado e de risco, tanto para a mãe quanto para a criança. Uma gestação precoce pode aumentar o risco de doenças hipertensivas, diabete gestacional, pré-eclampsia, partos prematuros, má formação dos órgãos do bebê e outras complicações.
como evitar a gravidez na adolescência?
Existem muitos métodos eficazes para evitar a gravidez precoce que envolvem conscientização e diretrizes sociais, tanto das escolas quanto da família. Por exemplo, a educação sexual — tema polêmico — mas, muito importante para ensinar os jovens sobre métodos contraceptivos como pílulas anticoncepcionais, pílula do dia seguinte, diu, preservativos e outros dispositivos.
Outro ponto essencial é o assunto sexo que precisa ser tratado de uma maneira mais leve, especialmente entre os adolescentes. Pois muitas famílias tratam esse tema como um tabu, mas, na verdade, é algo totalmente normal da natureza humana.
Além disso, a puberdade instiga o interesse sexual e é um tópico interessante para esses jovens, então precisamos tratar dessa questão com mais naturalidade e carinho. Sempre com intuito de instruir, sem julgamentos.
Por fim, também podemos passar para as jovens dicas como a tabelinha do ciclo menstrual, ensinar sobre a importância da camisinha e outros métodos, que podem ser adquiridos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A educação, com amor e cuidado, só tem vantagens! <3
A gestação é algo lindo e natural, mas precisa acontecer no tempo certo. Os jovens têm direito a amadurecerem, passarem por experiências importantes para o crescimento deles e o principal, aproveitarem a juventude como crianças, sem o peso de criar outro ser humano. Certo, lindeza?
Já que estamos falando sobre o tópico gravidez, aproveite para ler o post sobre as mulheres que nunca querem ser mães. É essencial entender que nem todas querem seguir os mesmo caminhos e se você é uma delas, sinta-se livre para entender mais sobre o assunto. Te esperamos lá. :)
Referências:
ALVES, B. / O. / O.-M. 01 a 08/02 – Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência | Biblioteca Virtual em Saúde MS. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/01-a-08-02-semana-nacional-de-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia/#:~:text=Segundo%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20de>.
deixe um comentário