enxaqueca e ciclo menstrual... tem relação?
Por: Dra. Juliana Sperandio. Ginecologista, feminista, amante de uma boa conversa, apaixonada pela vida e por como o nosso estilo de vida pode influenciar a saúde e permitir a conexão corpo-mente.
O primeiro ponto, e talvez mais importante é: nem toda dor de cabeça é enxaqueca!
vamos lá! se você nunca teve uma crise de enxaqueca, com certeza conhece alguma mulher que sofre com isso, certo? o que é super importante para o tratamento é ter a certeza que de realmente se trata de uma crise enxaquecosa.
Para o correto diagnóstico, o mais adequado é que a ginecologista trabalhe em conjunto com neurologista e equipe multidisciplinar para melhor condução e cuidado da paciente. Estes dois profissionais juntos conseguirão realizar o diagnóstico mais certeiro sobre suas dores, para buscar tratamentos adequados. E, caracterizar bem a enxaqueca e o tipo da mesma é essencial para tratamento adequado e melhora dos sintomas.
Normalmente, os sintomas de uma crise de enxaqueca são:
-
normalmente de um lado da cabeça 😓
-
gatilhos associados (alimentação, estresse..) 🤯
-
possível fotofobia ❌🔦
-
fonofobia ❌🔈
-
possível náusea 🤢
chato, né? a enxaqueca é muito comum, atingindo até 17% da população feminina, sendo que dessas, até 25% apresentam piora dos sintomas de acordo com a fase do ciclo menstrual.
qual a relação da enxaqueca com o ciclo menstrual?
Tem relação direta com os hormônios femininos que variam ao longo do ciclo, especialmente com o estrogênio.
A primeira fase do ciclo menstrual, pré ovulatória, é a fase em que temos mais estrogênio circulando no corpo. Após a ovulação, há um aumento do hormônio progesterona e uma queda do estrogênio quando comparado à primeira fase. É nesta hora que os sintomas tendem a aparecer ou piorar, no periodo pós ovulatório e perimenstrual (pré-menstrual e durante a menstruação).
Quais são os possíveis tratamentos para enxaqueca?
-
Terapia hormonal, especialmente para enxaqueca que piora no período menstrual (com cuidado para o tipo de hormônio, mulheres com enxaqueca com áurea não podemos utilizar um tipo de hormônio específico pelo risco de eventos vasculares)
-
Medicações específicas que auxiliam na melhora da dor e redução da recorrência das crises
-
Nutricional: ajustes focando na dieta anti inflamatória e identificando gatilhos para enxaqueca
-
Acupuntura
-
Osteopatia
-
Exercícios físicos
-
Yôga e meditação
São muitas possibilidades de tratamento que podem contribuir muito para a melhora da qualidade de vida de quem sofre com crises de enxaqueca. Procure ajuda profissional, evite a automedicação e vamos juntas sempre se informando e buscando o melhor para o nosso corpo e mente ❤️
deixe um comentário