entenda o que diminui o fluxo menstrual
Que o fluxo menstrual é parte de nós, pessoas com útero, a gente já sabe, né? Faz parte da nossa natureza e do ciclo saudável da vida. O que não é muito legal é quando o sangramento se torna intenso ou até não para. É o caso da menstruação prolongada.
Fora essa situação atípica, procure não interferir na renovação do seu corpo, ok? É importantíssimo que deixemos a menstruação seguir seu fluxo e respeitar os limites do próprio corpo.
Aqui a gente quer falar do que acontece com quem avança ainda mais. Há pessoas que já menstruaram por 18 dias seguidos ou mais, meses. Então, apenas para esses casos: a busca para entender o que diminui o fluxo menstrual é a nossa primeira saída!
Se você quer encontrar essa informação, chegou ao lugar certo, meu amor! A gente elencou as formas de diminuir o fluxo menstrual, assim, você consegue analisar certinho os prós e contras de cada método. Já prepara o print para não esquecer de nenhuma informação, hein? Boa leitura!
1. medicamentos prescritos por médicos
O medicamento é a primeira forma que elencamos aqui para diminuir o fluxo menstrual, já que é uma das soluções mais imediatas para solucionar a problemática. Afinal, quando a quantidade de sangue começa a interferir na nossa rotina, é claro que a gente quer algo que resolva de cara o problema, né?
O que é muito importante de destacar é que somente médicos especializados podem prescrever esse tipo de solução, hein? Os medicamentos mais comuns de serem indicados nesse caso são anti-inflamatórios e antifibrinolíticos, que vão agir diretamente no controle do sangramento.
Acesse: fluxo menstrual leve, intenso ou moderado? normal!
2. métodos anticoncepcionais ajudam
Outra indicação médica para quem costuma ter um fluxo com bastante sangramento é apostar em alguns dos métodos anticoncepcionais, já que muitos controlam o sangramento e até o cessam de vez! Antes de sair tomando, vale a pena pesquisar direitinho as vantagens e possíveis efeitos colaterais de cada um.
Além disso, aquela consulta com a ginecologista para entender o melhor caminho a se seguir no seu caso é imprescindível, né? Só assim consegue usar um medicamento de forma segura e diminuir possíveis riscos. Confira algumas das opções a se pensar:
-
Pílula anticoncepcional;
-
DIU hormonal;
-
Anel vaginal.
3. alimentação equilibrada é o caminho
É, minha gente, a alimentação influencia cada partezinha do nosso corpo mesmo! Seja no nosso humor, níveis de substâncias essenciais para a nossa sobrevivência, saúde em dia e, é claro, no nosso ciclo menstrual. Por isso, uma alimentação que traga tudo de bom para nutrir nosso corpinho — e alma — é de extrema importância.
Assim, foque sempre em produtos mais naturais, evitando ultraprocessados ou aqueles com altos teores de sal e açúcar. Isso não quer dizer que às vezes você não possa consumi-los, é claro!
O importante é ter em mente o equilíbrio, buscando fontes de alimentos que realmente vão trazer efeitos positivos para nosso corpinho, afinal, é a nossa casa. <3
4. prática regular de exercício físico 🏃♀️
Os exercícios físicos são outro ponto que ajuda a manter um equilíbrio no fluxo menstrual. Afinal, nosso corpo foi feito para estar em movimento, não adianta. Se você é do tipo de pessoa que odeia academia, respira, tá tudo bem! Há centenas de outras opções para colocar nosso corpo em ação.
Dá para testar pilates, natação, ioga, lutas, esportes coletivos como futebol, handebol e vôlei, corrida, caminhada, ciclismo. O legal é que muitas das atividades podem ser feitas no parque ou sem sair de casa, por meio de aulas online.
É até um momento que você pode propiciar para si mesma de autoconhecimento, entendendo o que gosta de fazer, descobrindo os limites do seu corpo e também se desafiando. Assim, você tem a oportunidade de tentar se superar em algo que pensava não ter capacidade, mas que, na verdade, tem é de sobra!
Confira também: 4 roupas de academia para aqueles dias
5. check up nos hormônios pra já!
De nada adianta pôr em prática as dicas trazidas aqui especialmente para vocês, se o check up anual está em falta, né, amores? Para entender melhor as causas de um fluxo que precisa ser diminuído, é superinteressante entender se os seus hormônios estão bem reguladinhos.
Atenção nesta combinação perigosa: estrogênio alto + progesterona baixa = fluxo intenso. É simples assim! Mas fique tranquila que os hormônios podem ser estabilizados nos seus níveis regulares com o tratamento correto, não sendo nada muito grave de se resolver.
pronta para colocar os ensinamentos em prática?
Para lidar com a menstruação da melhor forma, é preciso sempre entender o que está nas nossas mãos de mudar ou não, para que ela não traga desconforto para o seu dia a dia. Uma dica extra para lidar com toda essa situação é apostar nas calcinhas absorventes para fluxo intenso e também moderado.
Assim, você consegue driblar as problemáticas que uma grande quantidade de sangue pode trazer no dia a dia e seguir com a sua vida tranquilamente. Ainda, pode até entender mais sobre a causa do grande sangramento ou conseguir inserir novos hábitos na sua rotina.
Agora, se você tem interesse em parar de vez o fluxo menstrual de vez, a nossa dica é checar também um conteúdo que fizemos recheado de informações sobre o assunto. Te esperamos lá!
deixe um comentário