Disruptores Endócrinos: o que fazem com nosssos hormônios?


Você já ouviu falar em disruptores/desreguladores endócrinos? O nome é complicado, mas todas nós estamos em contato diariamente com eles.


Os disruptores endócrinos são substâncias químicas capazes de interferir na regulação hormonal, alterando a formação, função, armazenamento e/ou metabolismo dos hormônios, assim dizendo, podem influenciar vários aspectos da saúde feminina por interferir no sistema endócrino.


É como se eles “bagunçassem ” o sistema endócrino de duas principais formas, imitando ou bloqueando um hormônio natural, como um mecanismo de chave e fechadura. Quando o desregulador endócrino se encaixa nos receptores, ele pode atrapalhar o desenvolvimento endocrinológico, ou seja, a ação ou a produção dos hormônios, e até o momento, mais de 800 substâncias diferentes foram classificadas como disruptores endócrinos.


Essas substâncias incluem ftalatos, bisfenol A, parabenos, triclosan, fragrâncias, entre outras, e podem ser encontradas em produtos de uso diário, como nos cosméticos, nos produtos de higiene e de limpeza, e até mesmo nos alimentos


Mas como isso acontece?

Bem, de diversas maneiras. Uma substância nociva, por exemplo, pode imitar a função de um hormônio natural e “enganar” o organismo, resultando em algo que não é esperado, como a produção de insulina desnecessária. Ainda, pode bloquear o efeito de algum hormônio, inibindo o crescimento, ou estimular a produção de outros, como o da tireoide, causando alterações nos hormônios da tireoide, e ate obesidade.


No sistema reprodutor feminino, os disruptores endócrinos estão associados a:
puberdade precoce, síndrome do ovário policístico (SOP); irregularidades no ciclo menstrual, endometriose e ate aumento nas taxas de alguns tipos de câncer, como mama, endométrio e ovário.


Já no sistema reprodutivo masculino,  são associados a disfunções dos órgãos sexuais masculinos, tais como: anomalias no esperma e malformações genitais; declínio na qualidade do esperma e ate aumento na incidência de alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de testículos.


Ainda não se sabe qual a quantidade necessária de desreguladores endócrinos para causar danos à saúde humana. Entretanto, estudos apontam que quantidades mínimas já teriam a capacidade de serem perigosas.

O que fazer para reduzir o contato com os disruptores endócrinos presentes no dia a dia?
Cuidados básicos, como “deixar os sapatos do lado de fora” e lavar as mãos são efetivos em reduzir o contato com alguns dos DE

Atenção ao rótulos: é o primeiro filtro para diminuir o uso de substâncias nocivas, especialmente as mais comuns, como parabenos, ftalatos e fragrâncias --- Escolha produtos de higiene pessoal e limpeza que sejam livres de alumínio, triclosan, parabenos, amônia e formaldeídos (versões mais “limpas”, conhecidas como “clean beauty”).

Sempre que possível, prefira consumir alimentos orgânicos e higienize muito bem os alimentos. O famoso desembale menos e descasque mais vale muito aqui, afinal, quanto mais processados os alimentos, mais substâncias desreguladoras eles têm.

Cuidado com pesticidas. Eles concentram boas doses de substâncias químicas nocivas não apenas aos insetos, como também à nossa saúde e fertilidade. Use com moderação ou até mesmo substitua por versões naturais, feitas com ervas, por exemplo.

Evite o uso de plásticos para armazenar comida e bebidas e principalmente para aquecê-las pois eles liberam bisfenol A (BPA). Prefira recipientes de vidro ou aço inoxidável. (lembrando: evite beber a água que esteve armazenada em uma garrafa PET exposta previamente a alta temperatura, como, por exemplo dentro de um carro ao sol e evite o consumo de bebidas quentes, assim como chá e café, em recipientes plásticos, uma vez que estes compostos se misturam com o liquido quando aquecidos)

Evite produtos com fragrâncias: Mais importante do que um cheirinho agradável é garantir que o cosmético que você usa contém ingredientes que irão atuar a favor da sua pele e a da sua saúde. Por isso, sempre que possível, procure escolher um produto sem fragrância.


Opte por cosméticos/produtos de higiene certificados: Algumas marcas apresentam certificações reconhecidas por entidades ou organizações que analisam se seus produtos não apresentam substâncias que podem oferecer riscos à saúde.

Evite usar absorventes internos, optando por coletores menstruais, e calcinhas absorventes, pois os absorventes internos liberam dioxina.

Lembre-se sempre da regra, menos é mais !
Um beijo
Dra Dani @dra.danifabretti
 


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.


fashion 💫
Folia selvagem
calcinha absorvente - hot pant folia selvagem

fluxo intenso

preço normal R$ 120,00
novo 🌈
Folia selvagem
praia absorvente - maiô folia selvagem

super leve

preço normal R$ 435,00