Disco ou coletor menstrual: qual escolher?
Amores, escolher uma solução legal para recolher o fluxo durante a menstruação é um passo muito importante para melhorar o conforto e até a saúde nesse período, né? Daí, é supernormal ficar na dúvida entre algumas opções diferentes, como o disco ou coletor menstrual, porque todas têm vantagens incríveis.
A verdade é que essa decisão é bem pessoal e depende bastante de como é a sua rotina, do formato do seu corpo, da quantidade que costuma descer e, é claro, de como cada um deles te faz sentir.
Pensando nisso, nós criamos esse guia completo com várias dicas valiosas sobre o copinho e o disco coletor menstrual. Vamos explorar mais esse assunto? ❤️
Como o coletor menstrual funciona?
Olha, o coletor menstrual é um acessório em forma de copinho que fica encaixado dentro do canal vaginal.
Ele é feito de materiais flexíveis e que não dão alergias e é muito fácil de colocar: basta dobrar e encaixar na vagina. Ali, as bordinhas criam um descartável e evitam que o sangue vaze nas roupas.
-
O coletor pode ser usado por até 12 horas seguidas;
-
Para tirar, pressione as bordinhas de leve e tire para fora;
-
Ele costuma ter um cabo que facilita a retirada;
-
Além disso, é reutilizável: é só esvaziar, lavar com água corrente e colocar de volta;
-
No começo e no fim de cada ciclo, vale a pena fazer uma limpeza pesada com água fervendo;
-
Com esses cuidados, o copinho dura pelo menos 3 anos – ou seja, 36 ciclos sem alergias, com conforto e menos lixo no planeta! 🌱
Como o disco menstrual funciona?
O coletor e o disco menstrual funcionam de um jeito parecido, mas com algumas diferenças, tá?
Por exemplo, o formato desse acessório é mais achatado, como se fosse uma cumbuca ou um chapéu, e ele fica encaixado lá no fundinho do canal vaginal sem pegar vácuo.
Na dúvida de como usar disco menstrual? Dá uma olhadinha aqui:
-
O disco pode recolher o fluxo por até 12 horas;
-
Pode ser usado durante relações sexuais com penetração;
-
Tem opções descartáveis e reutilizáveis;
-
Pode durar até 3 anos.
Qual a diferença entre o coletor e o disco menstrual?
Tanto o copinho quanto o disco coletor menstrual são opções inteligentes para segurar o fluxo de menstruação e ficar confortável mesmo nos dias de fluxo intenso.
Eles também estão disponíveis em modelos e tamanhos diferentes para serem ajustados em cada tipo de corpo, além de cores bem bonitas.
Mas mesmo com as semelhanças, há várias diferenças entre o coletor e o disco, viu? É importante saber quais são elas para ter mais confiança na hora de escolher a versão ideal. 😌
Discoteca | Coletor menstrual |
Formato achatado | Formato de copinho |
Não há forma vácuo | Forma descartável para evitar vazamentos |
Tem um fundo liso que permite a penetração | Tem um cabo no fundo para facilitar a retirada |
Opções opcionais e reutilizáveis | Reutilizável, econômico e sustentável |
Não previne a gravidez e nem infecções sexualmente transmissíveis | Não previne a gravidez e nem infecções sexualmente transmissíveis |
Como escolher entre disco e coletor?
Depois de comparar e entender como funcionam os coletores e os discos, é o momento de descobrir qual das duas opções pode funcionar melhor no seu corpo e na sua rotina.
Aqui vai uma dica: se você tem o colo do útero baixo, ou seja, consegue colocar só a pontinha do dedo indicador no canal vaginal, o disco ou os coletores pequenos são boas opções de acessórios.
Pessoas com o colo do útero médio ou alto podem se dar bem com todos os tamanhos de coletores, mesmo os mais compridinhos, e aproveitar as vantagens do cabo para facilitar a retirada.
O disco também é uma ideia legal para ter relações sexuais com penetração durante os dias de fluxo.
Você pode até revezar usando o coletor enquanto estuda, trabalha ou faz as tarefas da rotina e trocando pelo disco na hora do prazer. 😶🌫️
Aqui tem muito mais informações sobre saúde íntima
Agora, mesmo depois de escolher o acessório, pode bater aquela dúvida sobre como cuidar dele ou da saúde íntima dentro e fora do período menstrual.
Daí, é legal já ter uma noção sobre o assunto para garantir uma experiência segura e confortável com o próprio corpo todos os dias, seja qual for a sua decisão! 🌷
Veja alguns conteúdos interessantes que a Pantys separou para você:
Outras respostas sobre coletores de menstruação
Bem legal, né, amiga? E se você, assim como nós, também se apaixonou pelo mundo dos coletores e quer trazer a ideia para a sua rotina, aproveita para conferir as respostas de algumas das principais dúvidas sobre o tema!
É saudável usar coletor menstrual?
Usar o coletor menstrual é, sim, saudável e recomendado para todas as idades! A dica aqui é prestar bastante atenção nos cuidados com o acessório e com a higiene íntima para evitar alergias, infecções e desconfortos.
Pode ir ao banheiro com coletor menstrual?
Sabia que a urina e a menstruação saem do corpo por buraquinhos diferentes? Pois é! Enquanto o sangue desce pelo canal vaginal, que é onde o coletor e o disco ficam encaixados, o xixi sai pela uretra, uma abertura que fica mais na parte da frente da vulva.
Por causa dessa diferença, não tem nenhum problema em ir ao banheiro usando o coletor, mana 😀 E mesmo se a ideia for fazer número S2, está tudo bem, porque o vácuo do acessório segura tudo no lugar enquanto você usa o vaso sanitário.
Pode dormir com o coletor?
Você não só pode dormir com o coletor como vai adorar ficar sequinha a noite inteira!
O copinho pode ficar no corpo por até 12 horas, dependendo do fluxo de sangue que desce. Daí, nesse período, dá tempo de dormir, acordar e tomar um banho bem gostoso na hora de esvaziar.
Mas, ah, se o seu fluxo for intenso, vale a pena checar o nível de líquido a cada 4 ou 6 horas, por exemplo, para evitar que transborde. Isso vale tanto para a noite como para o dia, combinado?
O que dizem os ginecologistas sobre o coletor menstrual?
Tanto os ginecologistas como os cientistas costumam aprovar o uso do coletor menstrual como uma opção segura, prática e sustentável para controlar o fluxo.
Várias pesquisas foram feitas e algumas dizem que o copinho é até mais seguro e higiênico que os absorventes tradicionais!
A escolha entre disco e coletor menstrual é só sua!
Amores, tanto o disco como o coletor são alternativas saudáveis, seguras e boas para o planeta, sabe?
A decisão final tem muito a ver com as suas preferências, mas mergulhar nas informações sobre esses acessórios e viver uma jornada de autoconhecimento são as melhores formas de saber o que funciona para você.
Agora, se você já estiver pronta para explorar o mundo dos coletores, conheça nosso copinho menstrual. Ele é super macio e possui uma tecnologia que se encaixa em todos os tamanhos de vagina.
deixe um comentário