diálogos com nossas mães
Amigas, hoje é dia das mães, uma data criada para celebrarmos essas deusas perfeitas.
Existem poucos relacionamentos tão complexos e gratificantes quanto e de mães e filhas. Muitas vezes passamos por fases difíceis, com brigas por todas as coisas (alou, adolescência!) e conflitos intensos. Algumas de nós não teve conversas muito íntimas e outras contavam praticamente tudo que acontecia para elas. O relacionamento entre mães e filhas é valioso e qualquer que tenha sido a dinâmica familiar, foi de grande aprendizado e crescimento mútuo.
Ainda que hoje a gente não possa estar agarradinha com elas, esperamos que digitalmente, tenhamos muita troca e diversão. Por isso, pensamos em um convite diferente para essa ligação de dia das mães: que tal perguntar pra ela coisas que normalmente não são conversadas e reviver momentos importantes da história de vocês?
Aqui vão algumas sugestões:
- Como você se sentiu nas primeiras semanas quando eu nasci?
- Como ficou sua relação com seu corpo durante e após a gravidez?
- Quais dificuldades você encontrou durante minha criação?
- Como foi pra você quando menstruei pela primeira vez?
- E como foi quando você menstruou pela primeira vez?
- Tem algum sonho que gostaria de realizar?
- Qual foi a viagem que mais gostou de fazer?
- Quais são suas músicas favoritas?
- Você aprendeu algo comigo?
Depois dessa rodada, sugerimos que elas façam também perguntas: peça para sua mãe pensar em coisas que sempre quis saber sobre você e talvez nunca tenha encontrado a oportunidade ideal de falar. Se ela não souber o que dizer, estimule com frases como:
- Você pode perguntar o que eu aprendi com você.
- Pode perguntar também o que eu mais admiro na sua personalidade ou ainda um momento inesquecível que vivemos juntas.
Essas são apenas algumas ideias para inspirar o diálogo, sabemos que existem as deusas mães maravilhosas que não passaram pela gravidez, então é importante que as perguntas sejam adequadas para a história de cada uma. Mais do que ninguém, você sabe quais são as perguntas que fazem mais sentido para vocês.
Nem sempre é fácil mães e filhas falarem sobre algumas coisas, e esperamos que essa conversa navegue por espaços profundos, trazendo muita troca e conexão.
Uma reflexão importante que queremos propor através dessa prática é que cada mulher possui sua própria história, cheinha de conquistas, medos, pensamentos, dúvidas, alegrias. E que pode ser maravilhoso conhecer mais sobre elas, reconhecendo as mulheres incríveis que são, para além da maternidade.
Nesse futuro que estamos construindo, o diálogo, a troca verdadeira, o se colocar no momento presente com abertura e curiosidade são atitudes mais do que bem-vindas.
Vamos juntinhas? Depois contem pra gente como foi? E se quiser sugerir outras perguntas especiais, escreva aqui nos comentários, vamos amar te ouvir!
Feliz dia para todas vocês :*
deixe um comentário