dicas para empreender: será que funciona mesmo?
Quando comecei a empreender em 2015, eu ficava procurando muito conhecimento e querendo todas as dicas possíveis para começar o meu negócio. Acredito que isso seja comum e vejo que muitas pessoas ficam paralisadas tentando cumprir o "checklist de como
empreender".
Algum tempo atrás, dei uma mentoria para uma pessoa que tinha uma ideia muito bacana de negócio, mas ela estava tentando cumprir todos os requisitos: ter uma marca legal, ter uma agência para fazer as redes sociais e postar x vezes por semana, ter o produto 100% perfeito, ter uma assessoria e muito mais. A pergunta que eu fiz para ela e faço para você agora que provavelmente também tem esse desejo:
Quantas vendas você já fez?
A resposta dela: ah, mas eu ainda não abri para o mercado, não está pronto.
Acho que com a glamourização do empreendedorismo e de ter um propósito as pessoas esquecem uma coisa básica sobre empreender: Você precisa vender o seu produto para ter um negócio.
Resolver uma dor latente do mercado, aquelas que realmente doem, é essencial porque quando você faz isso, não importa se a sua solução é perfeita, o mercado vai querer e você vai se surpreender com a velocidade com que seu negócio vai crescer depois disso.
No meu caso, quando eu fundei a Mulheres no Comando, na verdade eu não tinha ideia que seria um negócio, eu apenas tive uma ideia de um evento porque eu sentia falta de ter mentoras mulheres e me sentir representada nos cargos de liderança.
Quando as inscrições de um auditório de 250 pessoas se esgotaram em 1 semana, isso sem que eu tivesse nem um perfil no instagram, nem uma marca, nem nada na verdade, apenas uma ideia, eu entendi que ali tinha uma dor muito grande e latente e enxerguei a oportunidade que ninguém tinha percebido.
Ah Jéssica, mas eu não sei como fazer isso. Tudo bem, vou te fazer perguntas e talvez as respostas te ajudem a refletir se você está indo no caminho certo:
Qual o problema você quer resolver?
Porque sua solução é diferente do que já existe no mercado?
Você já vendeu sua solução para alguém?
Qual a transformação que essa solução vai trazer para o seu cliente?
Eu te garanto que se você conseguir responder bem essas 4 perguntas, você vai estar no caminho certo, temos que entender que todo negócio tem fases e precisamos respeitá-las.
Tirar um negócio do 0 pode ser uma das coisas mais difíceis de se fazer, porque o papel está em branco e, apesar de toda a liberdade que ele oferece, também tem muitos desafios porque muitas vezes não existe certo/errado, existe o que funciona para o seu público e
mercado.
Depois de criticar tanto as dicas ao empreender, eu vou ter a ousadia de te dar apenas uma dica:
Desconfie de dicas/conselhos de quem nunca construiu nada. É muito fácil estar no papel de crítico, julgador e palpiteiro, difícil mesmo é estar à frente de um negócio todos os dias dando sangue, suor e lágrimas e fazer as coisas acontecerem.
Ter ousadia, confiar em você mesma e no seu instinto é o melhor caminho para construir algo que realmente seja autêntico e que vai fazer com que você possa superar todos os obstáculos desta jornada, que apesar de desafiadora, é cheia de recompensas e aprendizados.
No final, apenas comece!
JÉSSICA PARAGUASSU
Empreendedora especialista em Negócios e Neurociência, fundou o @mulheresnocomandosp para ajudar mulheres a despertarem todo o seu potencial
profissional e transformar o mundo corporativo num ambiente mais igualitário
deixe um comentário