depilação íntima e higiene não andam de mãos dadas
Apesar de ser uma pauta bastante atual, a história da depilação é antiga. A prática era adotada na Grécia, no Egito, no Oriente Médio e até mesmo nas Américas pelos povos nativos. Entretanto, a depilação íntima passou a ser um hábito praticado pela maioria apenas nos tempos modernos, mais especificamente a partir dos anos 90.
Mergulhando um pouquinho mais na história, é possível relacionar a depilação com a mudança nas vestimentas. Saias mais curtas e roupas de banho deixaram a pele feminina em evidência, e não demorou muito para a depilação passar de exceção à norma.
Hoje em dia, há um grande debate sobre a relação entre depilação, higiene, estética e pressão social. E, antes mesmo de começar nosso bate papo, queremos te dizer: amiga, liberdade não é apenas poder dizer “sim” para tudo, mas conseguir falar “não” sem ser julgada.
Para que a depilação íntima seja realmente uma escolha, é importante que possamos dizer “não” para ela sem recebermos olhares tortos da sociedade. Então, amiga, saiba que você é livre para se depilar ou não.
Por mais que ainda exista tabu neste assunto ou questões impostas pela sociedade, você é dona do seu corpo e das suas escolhas <3 Vamos juntinhas conversar mais sobre depilação?
depilar a região íntima é mais higiênico?
Não! Há quem defenda com unhas e dentes que a depilação nas partes íntimas é necessária porque aumenta a higiene. Contudo, antes de mais nada, devemos lembrar que a higiene está relacionada com a limpeza da região íntima. Pelos não são sujos, amiga, eles são sinônimos de proteção. <3
Então, a relação entre depilação e higiene é equivocada. Uma pessoa que retira todos os pelos, mas não faz uma boa higiene íntima pode apresentar odores desagradáveis, por exemplo.
Seguindo essa linha de raciocínio, é importante lembrar que, muitas vezes, cheirinhos fortes estão relacionados com uma infecção vaginal e não têm naada a ver com os pelos da região. Já fica a fica: se perceber um odor diferente, vale a pena marcar uma consulta com a ginecologista para investigar a questão. ;)
5 métodos de depilação íntima
Independentemente da sua escolha de depilar ou não os pelos, saiba que existem métodos sustentáveis de depilação e o grau de dor pode variar bastante entre eles. Além disso, é muito comum experimentar diferentes tipos de depilação feminina, então sinta-se livre para testar coisas diferentes se tiver vontade.
Separamos os cinco métodos mais utilizados pelas mulheres:
- cera (quente ou fria);
- lâmina de barbear;
- creme depilatório;
- laser,
- luz pulsada.
Cada tipo de depilação íntima tem vantagens e desvantagens. A cera quente, por exemplo, é muito eficiente na retirada dos pelos, mas deixa a pele bastante sensível, além de gerar o risco de queimaduras. A lâmina pode causar alergias e escoriações na pele, aumentando as chances de infecções fúngicas e bacterianas.
Por outro lado, laser e luz pulsada são métodos definitivos, mas que podem ser doloridos e necessitam de um investimento elevado. Então, antes de procurar qual melhor maneira de depilar as partes íntimas, saiba que cada método apresenta pontos positivos e negativos, e cada corpo é um corpo. Portanto, o melhor tipo de depilação para a sua amiga, pode não ser para você.
tirar tudo, cavar ou aparar?
Amiga, essa pergunta é você quem vai responder. Qual é o tipo de depilação feminina íntima que te faz feliz? Você prefere apenas aparar ou se sente melhor depilando de outra maneira? É suuper importante que você se questione em relação a esse assunto e priorize aquilo que te deixa feliz com o seu corpo.
Algumas mulheres optam por tirar todos os pelos, mas há o grupo que não gosta. Também é possível fazer uma virilha cavada, deixando alguns pelos na vulva.
Então, amiga, saiba que não existe resposta certa para essa pergunta: é uma decisão muuito pessoal. Entre cavada, aparada ou sem nada, escolha a opção que te deixa mais confortável. ;)
todo mundo pode se depilar?
Siim, todo mundo pode! Mas se você não quiser, não precisa. É muito importante criar essa liberdade em relação à depilação íntima. Afinal, muitas vezes, a gente fala que se depila porque quer, mas não é beeem assim. Se analisarmos mais profundamente, existem diversas pressões externas: da sociedade, do parceiro e até mesmo das amigas.
Além disso, é importante lembrar que existem mulheres com peles altamente sensíveis, que sofrem muito durante e após a depilação, principalmente em relação à foliculite. Aí, a gente questiona: para que sofrer assim, amiga? Às vezes, a maneira correta de depilar partes íntimas pode ser simplesmente aparando os pelinhos. ;)
livres para fazermos nossas escolhas <3
Quem diria que teríamos tanto para falar sobre depilação íntima, né? Então, depois de toda essa conversa, a mensagem que fica é: amiga, sinta-se livre para depilar-se ou não.
É importante que essa escolha seja individual, em vez de coletiva. Assim, vamos mostrando ao mundo que nossas escolhas são realmente nossas e estamos bem com elas. <3
deixe um comentário