Independência financeira: importância e como alcançar!

Socialmente falando, dá para dizer que existe um tripé que sustenta a mulher independente. Nele, encontram-se: a independência financeira, a emocional e a de espírito.

Hoje, a nossa conversa é justamente sobre o primeiro deles: a independência financeira feminina — que cá entre nós, é muito mais do que conseguir guardar um valor expressivo de dinheiro, mas sobre a organização prática das finanças às mulheres, sem depender de uma fórmula mágica ou planos mirabolantes.

Mas a busca por independência financeira é um tema que coloca todo o nosso sistema de crenças e valores sobre dinheiro, trabalho, prosperidade em jogo. Daí vem a verdadeira importância de discutir essa pauta — e nessa você não está sozinha, já que a pantys trouxe um um conteúdo bem completinho e acessível para sanar todas as suas dúvidas sobre finanças. Vamos lá?

Afinal, o que é independência financeira feminina?

Antes de tudo, meu bem, não podemos esquecer de uma coisinha: a independência financeira feminina diz respeito à luta das mulheres frente a uma sociedade patriarcal, que reprime diariamente a sua liberdade de trabalhar, ganhar o próprio dinheiro, e decidir por conta própria o que você vai fazer com ele.

Isso pode até não ser uma novidade para você — a gente sabe como é —, mas fatos são fatos: mesmo em pleno século XXI, as mulheres ainda recebem salários muito inferiores aos de homens que exercem as mesmas funções.

Aliás, amore, não existe um cenário em que isso pode continuar passando batido, afinal, é a partir da independência financeira que as mulheres conquistam méritos pessoais super necessários para diminuir a violência doméstica e patrimonial, sem precisar depender de outros homens financeiramente, sejam eles parceiros românticos ou membros da família.

Porque a independência financeira das mulheres é tão importante?

Veja bem: quando pensamos em independência financeira, não tem como desconsiderar a desigualdade que emerge entre homens e mulheres. Uma mulher que se sustenta sozinha é uma figura que representa nitidamente a luta pela equidade de gênero, que diz respeito à valorização do trabalho e igualdade salarial dentro do mercado financeiro estruturalmente patriarcal.

É a partir disso que mulheres começam a ter mais controle e liberdade de escolha quanto ao seu futuro, administrando seu próprio dinheiro e investindo no que as convém, seja em estudos ou lazer, e melhor ainda: tudo isso sem depender de terceiros — é liberté, egalité, "sororité" muito bem representada!

Um panorama da desigualdade financeira feminina no mercado de trabalho

Pode até ser que, hoje, a responsabilidade por afazeres doméstico, o isolamento e os impedimentos no mercado de trabalho não seja uma realidade de algumas mulheres. Mas, mesmo trabalhando fora de casa, as mulheres ainda são alocadas em cargos inferiores aos dos homens e com salários mais baixos.

Só que assim, meu bem, isso não significa que a luta acabou. Na verdade, essa é apenas a largada para toda uma jornada de mudanças relacionadas a independência financeira das mulheres. Não à toa, boa parte das profissões não está mais restrita aos homens — e tudo isso se deve a união de mulheres e grupos feministas que batalham diariamente pela equidade de gênero.

Só que a gente sabe que a independência das mulheres ainda é uma pauta que, para muitos, é considerado um tabu — e para desconstruir crenças sexistas, nós da pantys trouxemos um panorama temporal de como as conquistas feministas são fundamentais para as mulheres, inclusive quando pensamos em independência financeira. Dá uma olhada:

  • 1962: as mulheres conquistaram o direito de trabalhar sem o consentimento dos maridos;

  • 1974: o direto e acesso aos cartões de crédito se tornou uma realidade no dia a dia;

  • 1977: foi concedido às mulheres o direito ao divórcio de seus parceiros;

  • 1988: o Brasil definiu as mulheres como "iguais" ao homens.

Mesmo que essas sejam conquistas do século passado, o Brasil ainda é um dos países em que a desigualdade salarial respectiva a estereótipos de gênero é tão significativa. O resultado disso não surpreende: muitas mulheres continuam vivendo em situação de dependência financeira, principalmente de seus parceiros amorosos ou familiares.

É por isso que incentivar o empoderamento financeiro feminino é tão importante: ele nos dá condições mais palpáveis de usufruir de nossa liberdade frente a repressão sexista — e a partir dele surgem muitos outros frutos, como o aumento da autoconfiança e do amor-próprio, que são fundamentais para todas as mulheres.

Como conquistar independência financeira: 5 passos práticos da pantys

Amore, já faz uma anotação mental: não existe receita de bolo perfeita para conquistar sua independência financeira. O que vai fazer um grande diferencial aí é planejamento e organização. Para te dar uma mãozinha, a gente trouxe 5 passos práticos para se tornar uma mulher independente, que paga suas próprias contas sem precisar de um suporte masculino. Vem ver!

1. Controle sua movimentação financeira

O planejamento o controle das finanças são o primeiro passo para conquistar autonomia e independência financeira. Para facilitar toda essa manutenção, devemos refletir sobre algumas questões e procurar respondê-las com sinceridade:

  • Afinal, o que o dinheiro significa para mim?

  • Quais gastos são essenciais para o meu dia a dia?

  • Quanto eu gasto comigo mesma todos a cada mês?

  • Meu método atual para gestão de gastos está sendo efetivo?

  • Estou conseguindo pagar minhas contas e tirar momentos de lazer?

Se você encontrar a resposta para todas todas essas perguntas, xuxu, pode ter certeza de que você terá uma visão muito mais abrangente dos seus gastos e da sua relação com o dinheiro. Ao compreender essa via de mão dupla com o nosso suado dinheirinho fica mais fácil de assumir o controle tanto do nosso bolso quanto de nós mesmas.

2. Estabeleça metas e objetivos

É importante lembrar que, para assumir o controle da nossa relação com o dinheiro e, consequentemente, a vida financeira, é preciso saber aonde você quer chegar — e por mais que o objetivo esteja aparentemente distante do agora, é importante manter o foco e encontrar condições para se encontrar mais próxima da verdadeira estabilidade.

Para isso você pode determinar, por exemplo, o que deve fazer a cada mês para se aproximar do seu objetivo, criando insights, metas e um planejamento condizente com a sua realidade atual.

3. Procure fontes extras de renda

Outra dica bacana, meu bem, é encontrar algo que te traga uma renda além da sua fonte principal. Pense em áreas que te interessam e nas coisas que você gosta de fazer, além de formas de promover vendas ou prestar serviços com retorno monetário. Quer alguns exemplos? Olha só:

  • Atuar como freelancer na área de sua escolha;

  • Trabalhar como babá, seja de crianças ou pets;

  • Criar uma lojinha em sites ou Apps para vender desapegos;

  • Oferecer caronas online ou entregar encomendas aos finais de semana;

  • Trabalhar com confeitaria e produção de eventos como aniversários e confraternizações.

4. Monte um fundo de emergência

Todo planejamento financeiro de verdade, precisa de um fundo de emergência. Isso significa que, dentro do possível, você precisa guardar uma quantia mensal, por menor que seja, criando uma poupança em sua conta bancária.

O lado bom disso, amore, é que, mesmo que você tenha que abrir mão de uma parcela do seu salário mensal, você terá recursos quando surgir qualquer imprevisto — e o melhor é que você não vai comprometer seu orçamento por conta disso.

5. Estude e invista em capacitação

Seja qual for a sua profissão, o melhor investimento que você pode fazer para si mesma é capacitação. Se você quer se desenvolver profissionalmente, o amplo conhecimento e estudo frequente do mercado e do seu nicho é inegociável.

Por isso, meu bem, é interessante que desde o início você invista em cursos e busque aprimoramento constante. Afinal, conhecimento é uma das poucas coisas que ninguém pode tirar da gente!

E aí, pronta para dar um gás no seu planejamento financeiro e se aproximar cada vez mais da independência? Então, continue com a pantys! Se você curtiu nosso papo de hoje, vem aproveitar nossos outros conteúdos sobre saúde e educação financeira, como esse artigo especial sobre empoderamento financeiro. Boa leitura e até a próxima!


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.


fashion 💫
Folia selvagem
calcinha absorvente - hot pant folia selvagem

fluxo intenso

preço normal R$ 120,00
novo 🌈
Folia selvagem
praia absorvente - maiô folia selvagem

super leve

preço normal R$ 435,00