gravidez silenciosa: saiba tudo com a pantys!
Você já ouviu histórias de mulheres que só descobriram a gravidez no parto ou no último trimestre e ficou se perguntando: como é possível? Saiba que, apesar de não ser comum, a gravidez silenciosa pode apresentar sintomas confundidos com a TPM e acaba não sendo identificada pela mulher.
Ovário policístico, uso de anticoncepcional, sangramentos, obesidade… Esses são alguns casos que levam a mulher a não perceber a gestação. Por isso, o nosso assunto de hoje será sobre a gravidez silenciosa!
Vamos juntas entender sobre esse assunto? Continue com a gente que vamos te explicar direitinho todas as informações e quais são os sintomas característicos de uma gravidez para você se atentar!
o que é a gravidez silenciosa?
A gravidez silenciosa funciona assim, amiga: é uma condição não identificada ou sentida pela mulher na maior parte da gestação. Normalmente, é descoberta na hora do parto, ou no terceiro trimestre.
Em alguns casos, a barriga não fica evidente na gestação, contribuindo para a gravidez silenciosa. Isso pode ocorrer em alguns casos específicos, tá? A mulher pode ter um abdômen longo, dando espaço para o útero se desenvolver para cima. O excesso de peso na região abdominal também pode disfarçar o surgimento da barriga.
Além disso, existem outros fatores que fazem a gravidez não ser percebida. Vamos falar sobre cada um deles no próximo tópico! ;)
como é possível acontecer uma gravidez silenciosa?
A possibilidade de ocorrer uma gravidez silenciosa é rara, mas super possível, sabe? Principalmente quando relacionada a outros fatores do corpo e saúde da mulher. Vem entender os fatores que podem ocasionar essa condição:
sangramentos
O sintoma evidente da menstruação é o sangramento, não é? O escape menstrual pode acontecer na gestação das mulheres, devido à nidação ou ao crescimento do útero, que rompe alguns vasinhos que o revestem. E aí, ocorre essa confusão de achar que o ciclo menstrual está normal, dificultando a identificação.
ciclo menstrual irregular
Muitas mulheres também apresentam o ciclo menstrual irregular. É comum a ausência da menstruação por alguns meses ou atrasos frequentes, com escape menstrual. Isso dificulta a assimilação da gravidez.
síndrome do ovário policístico
A síndrome do ovário policístico é muito associada à dificuldade de engravidar, sabe? Além disso, as mulheres com essa condição geralmente apresentam o ciclo menstrual irregular. Por isso, é comum que a percepção da gravidez não ocorra facilmente nesses casos.
uso de anticoncepcional
O uso contínuo do anticoncepcional faz com que a menstruação não ocorra, certo? Isso faz com que a mulher se sinta mais confiante e não constate uma possível gravidez.
questões psicológicas
Para as mulheres que enfrentam questões psicológicas, a gravidez pode não ser notada por falta de percepção. Também ocorrem casos de negação, em que as mulheres ficam com dificuldade de aceitar e acabam não enfrentando a situação.
a gravidez silenciosa apresenta sintomas?
Todas as questões que apresentamos acima podem dificultar a percepção dos sintomas, sabe? No entanto, a gravidez silenciosa não acontece sem apresentar sintomas característicos. Por isso, é muito importante conhecermos nosso corpo e estarmos atentas aos sinais, ok?
Alguns sintomas que podem ocorrer na gestação são os seios doloridos ou sensíveis e o aumento das mamas. Tudo isso é ocasionado para estimular suas glândulas mamárias. Então, fique atenta ao perceber alguma alteração.
O escurecimento das auréolas também é muito comum na gravidez, pois o fluxo sanguíneo aumenta nessa região, sabe? Além disso, o cansaço e o sono excessivo são características marcantes na gestação. Eles acontecem devido à alteração do metabolismo que o organismo estabelece para desenvolver o bebê.
Os enjoos, as cólicas e as alterações de humor, podem ser confundidos com a TPM. No entanto, esses sinais também podem ser sintomas de uma gestação. Por isso, observe sempre o seu corpo e as alterações que podem indicar uma gravidez, tá?
quais os riscos para a mãe e para o bebê?
Diversos riscos podem estar associados à gravidez silenciosa. Isso porque o pré-natal, extremamente necessário para garantir a saúde e segurança da mãe e do bebê, não é realizado.
Dessa forma, a identificação de doenças preexistentes, como anemia, infecções, doenças do coração e diabetes, não são feitas e podem ocasionar maiores prejuízos à vida da mãe.
Além disso, não ocorre a detecção de patologias congênitas e anomalias do desenvolvimento do bebê, como más formações. Assim, os problemas poderiam ser resolvidos com tratamento intrauterino, sem maiores complicações.
Outra condição de risco na gravidez silenciosa é não identificar a pré-eclâmpsia. Ela se caracteriza pelo aumento da pressão arterial da mãe e pode comprometer as funções renais e cerebrais, acarretando convulsões e coma.
Outros fatores importantes para o acompanhamento durante a gestação são orientações do estilo de vida da mãe. Elas incluem hábitos de higiene, dieta, qualidade do sono e exercícios físicos. Com a gravidez silenciosa, todas essas etapas são perdidas, com riscos de complicações futuras para o bebê e para a mãe.
fale com o seu médico
É muito importante que você vá ao médico regularmente, tá? Qualquer dúvida ou alteração que você perceba no seu corpo deve ser consultada, combinado? Isso evita uma gravidez silenciosa e previne qualquer risco para você ou para o bebê! Se cuide e conte com a gente para aprimorar o seu autoconhecimento <3
Se quiser saber mais sobre o corpo feminino, veja o nosso guia prático sobre coágulo na menstruação e entenda tudo sobre o assunto! Até lá, amor!
deixe um comentário