Candidíase no Verão: Como Evitar?
Por: Dra. Juliana Sperandio. Ginecologista, feminista, amante de uma boa conversa, apaixonada pela vida e por como o nosso estilo de vida pode influenciar a saúde e permitir a conexão corpo-mente.
Cândida é um fungo que está presente na flora vaginal de toda mulher. O desequilíbrio desta flora pode favorecer a proliferação descontrolada deste fungo, ocasionando a candidíase!
E no verão, assim como outros períodos de muito calor, aumentam as chances de candidíase, justamente por ser ambiente propício para crescimento fúngico.
Os sintomas comuns da candidíase são: dor ou ardência na região íntima, prurido (coceira), corrimento branco com aspecto de “ papel picado” e dor para urinar.
Para prevenção, sugiro algumas dicas:
♡ Preferir calcinhas de algodão - e lembre-se de trocar suas pantys com frequência, ok? nunca fique úmida por muito tempo!
♡ Evitar permanecer com roupas molhadas ou úmidas por muito tempo ( ex biquíni/maiô ou roupa de ginástica após o treino).
♡ Evitar calças muito apertadas, especialmente em dias quentes.
♡ Ao lavar as calcinhas, colocar para secar em ambiente arejado, e não no banheiro úmido!
♡ Dormir sem calcinha, se conseguir.
♡ Não realizar duchas vaginais (esta prática pode alterar a flora vaginal protetora, facilitando o surgimento da infecção).
♡ Não utilizar absorventes íntimos e protetor diário o mês inteiro.
♡ Cuidar da imunidade: dieta equilibrada preferindo vegetais, carboidratos integrais e controle do consumo de álcool e carne vermelha; sono reparador; praticar exercícios físicos; praticar técnicas para manejo do estresse.
.
Se possuir sintomas, não deixe de consultar sua ginecologista!
deixe um comentário