amiga, precisamos falar sobre body checking
Em tradução literal para o português, o termo body checking significa checar o corpo. Sabe aquela coisa de passar na frente do espelho e dar uma olhadinha? Então! Mas, neste exemplo que demos, essa checagem é algo natural, uma ação que passa despercebida. Entretanto, o hábito pode se tornar compulsivo.
A cada dia, estamos mais expostas às redes sociais e às consequências de viver em uma sociedade imagética. Sabendo dessa realidade, nós achamos muito importante criar um espaço de conversa, em que podemos refletir sobre assuntos que afetam diretamente a vida de todas as mulheres.
Então, vamos juntinhas entender melhor essa história de body checking e quando ele pode se tornar perigoso? <3
body checking: um hábito que não é tão inofensivo assim
Explicamos o conceito básico sobre o que é body checking, mas ele vai muito além dessa checagem inofensiva, na frente do espelho. Afinal, é normal olhar o próprio reflexo, não é mesmo?
Entretanto, hábitos merecem atenção, e a situação pode se tornar compulsiva. Isso porque muitas mulheres passam horas e horas na frente do espelho, analisando o próprio corpo e buscando supostas imperfeições.
Junto disso, atitudes como se pesar diversas vezes ao dia e tirar as próprias medidas, acompanhando milimetricamente o aumento ou a diminuição do corpo, tornam-se cada vez mais recorrentes.
Agora, já deu pra perceber que é muito mais do que apenas se olhar no espelho, né?
checagem compulsiva
Não estamos falando que as mulheres não devem se olhar no espelho. Muito pelo contrário: voltar às atenções para si é saudável. Mas, quando falamos que o body checking pode ser perigoso, significa que essa auto-observação saiu do campo de amor e aceitação para uma busca pela perfeição física.
Nesse momento, o hábito passa a atrapalhar atividades cotidianas, como o trabalho. A pessoa se atrasa para os compromissos porque ficou horas na frente do espelho ou estava repassando a rotina de se pesar e se medir. Em reuniões pelo Zoom, ela perde a concentração porque está observando a própria imagem, por exemplo.
Vale ressaltar, aqui, que quem sofre com distúrbios alimentares costuma checar o próprio corpo, mas também é possível desenvolver body checking compulsivo sem que ele esteja aliado a um distúrbio alimentar.
sintomas da compulsividade
Falar sobre imagem corporal é sempre um assunto delicado, mas precisamos nos manter atentas às nossas atitudes e perceber quando algo pode estar saindo do controle. Por isso, separamos alguns sintomas comuns de quando a checagem corporal passa a ser um ato compulsivo:
- checar o tamanho da barriga, das pernas e de outras partes do corpo no espelho com frequência;
- segurar a própria pele como se estivesse medindo a gordura;
- pesar-se diversas vezes ao dia;
- experimentar diversas roupas com frequência em frente ao espelho;
- analisar como se sente com roupas apertadas,
- tirar medidas do próprio corpo obsessivamente.
redes sociais: use com moderação
Hoje, diversos pesquisadores estudam os efeitos das redes sociais, e já existem casos associados com o desenvolvimento de distúrbios de imagem. Por isso, precisamos repensar nossas relações com as redes e o conteúdo que consumimos nessas plataformas.
A comparação com os outros é feita de forma quase imediata e irracional. Nesse ambiente, aparentemente todos são felizes, se exercitam, comem bem, viajam e nada de ruim acontece. Mas, a gente já sabe que nem tudo que reluz é ouro, certo? Por isso, precisamos recuperar o controle nessas situações.
Uma forma de fazer isso é avaliando as pessoas que seguimos e os conteúdos que acompanhamos. Estar em contato com rotinas reais e verdadeiras pode ser uma ótima fonte de inspiração, tirando essa pressão por uma vida e um corpo perfeito. Por aqui, acreditamos em redes sociais com mais significado <3
soluções para essa situação
Se você apresenta alguns sintomas de body checking compulsivo, indicamos que procure ajuda profissional. Uma terapeuta poderá avaliar e te ajudar nesse processo, identificando o nível de compulsividade e acompanhando sua jornada. <3
Além disso, algumas atitudes podem ajudar no seu dia a dia, como remover espelhos, fitas métricas e balanças da sua casa. As redes sociais também merecem atenção, e você pode se afastar delas por um tempo, além de rever as pessoas que está acompanhando por lá.
aparência não é tudo
Somos mais que a nossa aparência, e como é bom saber disso! Apesar de a indústria da beleza e as mídias sociais venderem, a todo momento, a ideia de um corpo perfeito, nós temos muito mais que isso. Somos fortes, inteligentes e transbordamos potencial. <3
Sabemos que sair desse ciclo vicioso é difícil, mas precisamos reconhecer nossas múltiplas qualidades, que vão muito além da beleza e de um corpo magro. Seguimos juntinhas nesse caminho de autoconhecimento e autoaceitação!
deixe um comentário