volta ao mundo em mitos menstruais
Oie! Aqui é a Victoria Dezembro, colunista convidada do blog da Pantys e fundadora do Projeto Luna, uma ONG de combate à pobreza menstrual. Estou muito feliz de poder estar aqui falando sobre um assunto que gosto MUITO de falar e sobre o qual falo TODOS os dias: menstruação!
Hoje faremos uma volta ao mundo explorando os diferentes tipos de mitos relacionados à menstruação presentes em diversas culturas.
Mas antes de entrarmos com pressa no tema, uma dúvida: você já se perguntou por que é que a menstruação é um tabu? Logo a menstruação que é um processo fisiológico normal, que faz parte do cotidiano de mais da metade da população mundial? De onde veio isso?
A criação do tabu menstrual aconteceu de forma independente, mas o encontramos, de forma recorrente, junto a diversos povos, etnias e geografias. Apesar de não haver uma comprovação exata da origem dessa crença, a teoria mais aceita é a de que o tabu em
torno da menstruação foi criado pelo patriarcado, como forma de controle das mulheres e mantendo-as em casa, como membros não-ativos em diferentes sociedades.
Tá, mas isso foi há muito tempo atrás né?
Não! Embora nos dias de hoje as mulheres tenham conquistado espaços, direitos e um alto grau de liberdade, a cultura em torno dos mitos menstruais ainda existe e restringe a
participação de meninas e mulheres em atividades sociais, profissionais educativas e até domésticas. O impacto desses tabus a longo prazo, pode levar a desafios significativos no
controle menstrual, impactos severos na saúde reprodutiva, ostracismo social, doenças e até a morte. Bom, vamos lá!
-
Japão - Até hoje existe uma crença que o ciclo menstrual impede mulheres de prepararem sushi pois, durante a menstruação, a temperatura do corpo de uma mulher subiria e esse aumento poderia causar alterações na qualidade e no sabor do sushi. Estima-se que as
sushiwomen representem menos de 10% dos chefs de sushi no Japão. - Nepal – Em parte do país, meninas e mulheres são consideradas impuras e “portadoras de azar” durante o ciclo menstrual, sendo “exiladas” em cabanas na mata durante a duração do ciclo. Vulneráveis a ataques de animais, abuso sexual e temperaturas congelantes, várias mulheres morrem todos os anos em decorrência da prática.
- Índia – em algumas regiões indianas, as meninas e mulheres são proibidas de entrarem na cozinha e de prepararem as refeições, pois a menstruação as tornariam sujas, podendo contaminar a refeição de sua família. Pelo mesmo motivo, mulheres no ciclo menstrual também são proibidas de entrarem em locais religiosos, como templos.
- Suriname – Em certas partes do Suriname, acredita-se que o sangue menstrual seja perigoso, e uma pessoa má poderia fazer mal a uma mulher ou menina menstruada usando magia negra (“wisi”). Também acredita-se que uma mulher possa usar seu sangue menstrual para impor sua vontade sobre um homem.
- México – Existe a crença de que praticar exercícios físicos durante a menstruação pode danificar o útero.
- Gana - As pessoas são convidadas a comer um ovo cozido inteiro quando menstruam pela primeira vez. Se não o fizerem, ou então se comerem apenas parte do ovo, é considerado azar para seus futuros filhos.
- Malásia - Absorventes usados precisam ser lavados antes do descarte, caso contrário, fantasmas podem te perseguir.
- Argentina e França – As mulheres não deveriam preparar maionese durante o ciclo menstrual, pois a maionese poderia coalhar.
- Uganda - Pessoas menstruadas não devem beber leite de vaca, pois podem contaminar todo o rebanho. Muitos proprietários de gado não permitem que mulheres menstruadas cuidem de suas vacas, por medo de que o leite fique sangrento.
- Filipinas - Após a primeira menstruação, as meninas deveriam lavar o rosto com o sangue menstrual para ter uma pele livre de acne pelo resto da vida.
- Bolívia - Muitas meninas em idade escolar acreditam que o descarte impróprio de absorventes pode causar câncer. Por isso, elas relatam carregar absorventes usados em suas mochilas porque acreditam que o sangue pode causar doenças se entrar em contato com outro lixo.
- Afeganistão - Não há nenhuma explicação do porquê, mas meninas são orientadas durante a menstruação a não comer carne, arroz, vegetais ou alimentos ácidos, não beber água fria e não sentar no chão molhado. Também acredita-se que tomar banho durante a menstruação pode tornar uma menina infértil.
- Bangladesh - Na cultura bengali, as mulheres geralmente são consideradas impuras durante a menstruação. Acredita-se que uma mulher menstruada tenha o poder de poluir ou destruir. Ela também é considerada um risco para a possessão por espíritos malignos.
Por isso tudo, até hoje, uma mulher menstruada:
> Não deve dormir com o marido, pois isso o prejudicaria."
> Não deve tocar em um livro sagrado ou fazer suas orações.
> Não deve visitar pessoas doentes ou mães com bebês recém-nascidos. Isso traria danos ou causaria doenças.
> Não deve sair de casa porque pode ser atacada por espíritos malignos que podem torná-la infértil, e por aí vai...
Quantas crenças diferentes! Pode até parecer surreal para nós, né amiga? E tão importante conversarmos e nos educarmos sobre menstruação.
E lembre-se: quem deve determinar o que você pode ou não pode fazer quando está menstruada é você! <3
deixe um comentário