você sabe o que é ciclo menstrual? tire todas as suas dúvidas sobre o assunto
Ciclo menstrual, menstruação, cólica, período fértil, TPM... Esses são apenas alguns dos muitos tópicos comuns na vida de todas nós. Mas vem cá, você também já se perguntou o porquê de tudo isso? Afinal de contas, por que menstruamos? E o que é ciclo menstrual?
O autoconhecimento é importante na vida de gente. Por isso, vamos juntas nessa jornada. Vem descobrir o que é ciclo menstrual, suas fases, como calculá-lo, entender por que ele pode desregular e, claro, por que a menstruação existe.
vem que a gente te explica: o que é ciclo menstrual
Quando o assunto é ciclo menstrual, muito se fala sobre as fases, a desregulagem e o cálculo para descobrir o período fértil. Mas o que ele é, de fato? O ciclo menstrual é o conjunto de mudanças pelas quais o nosso corpo passa ao longo do mês e que resulta na menstruação quando não ocorre uma gravidez.
Ele começa no primeiro dia da menstruação de um determinado mês e vai até o primeiro dia da menstruação do mês seguinte, podendo durar entre 21 a 35 dias, sendo o 28 dias o período mais comum. Ele é dividido em duas etapas: fase folicular e fase lútea.
Fase folicular
Essa etapa começa no primeiro dia da menstruação e vai até a ovulação. Ela tem esse nome porque os folículos ovarianos crescem enquanto o corpo se para uma possível gravidez.
Dessa maneira, ocorre um aumento de produção do hormônio folículo estimulante, o FSH, que faz o recrutamento e desenvolvimento dos folículos. Na metade deste ciclo, os folículos aumentam a produção de estrogênio, hormônio feminino que irá preparar o organismo da mulher para uma possível gravidez, estimulando o crescimento da camada interna do útero e maior secreção de muco no colo uterino.
Quando chegamos ao máximo dessa produção, o organismo pára de produzir o FSH e aumenta a produção do hormônio luteinizante (LH), que, depois de atingir o pico, dá origem à ovulação. A ovulação acontece geralmente no 14º dia do ciclo menstrual, para ciclos de 28 dias, e é caracterizada pelo rompimento do folículo e liberação do óvulo.
Fase lútea
A fase lútea ocorre depois da ovulação, e na maioria das mulheres possui duração estável entre 13 e 14 dias. Ela é caracterizada pela reorganização das camadas do folículo que se rompeu no final da primeira etapa, lembra? Dessa maneira, esse folículo torna-se o que os médicos chamam de corpo lúteo, o principal produtor da progesterona, fundamental na preparação do endométrio para a implantação do embrião.
Quando não ocorre a implantação, os níveis de progesterona e estrogênio diminuem, junto da regressão do corpo lúteo. Neste momento você passa a ter sintomas da famosa Tensão Pré Menstrual (TPM), e, em seguida, vem a menstruação. Nessa hora, é hora de contar com as calcinhas da Pantys ;)
hora de calcular: ciclo menstrual e período fértil
Para saber qual é a duração do seu ciclo menstrual, basta se atentar ao dia em que o sangramento começará e o dia em que começará no mês que vem. Como dito, ele pode durar entre 21 a 35 dias, mas aqueles que têm duração de 28 dias são os mais comuns. Já o período fértil tem duas etapas, por isso preparamos um passo a passo.
-
1º passo: em um primeiro momento, é importante descobrir quanto tempo dura o seu ciclo menstrual, explicado no parágrafo acima. Feito isso, subtraia 14 do número total do seu ciclo. Assim, você descobrirá o dia da sua ovulação;
-
2º passo: o período fértil é um intervalo que se inicia 3 dias antes da data provável da ovulação, até 3 dias depois. É o período de maior probabilidade de engravidar, pois você está na sua janela fértil,
-
Caso o seu ciclo seja irregular, após analisá-lo por seis meses, é possível fazer uma média e realizar os cálculos a partir dela. Mas não é tão confiável, tá? Por isso o ideal é procurar ajuda de um ginecologista.
Se você é do time que não curte muito fazer contas, basta procurar aplicativos de calendário ou calculadora menstrual. É só jogar um desses termos na loja de aplicativos do seu smartphone e escolher o seu favorito. Assim, você receberá notificações e fica ainda mais fácil saber quando a sua menstruação vai descer e quando é o seu período fértil ;)
“descobri que meu ciclo menstrual é irregular. E agora?”
O ciclo menstrual irregular é aquele que dura menos de 25 dias ou mais de 30. Na prática, o que acontece é que o nosso corpo acaba ovulando de maneira precoce ou tardia e, quando isso acontece, é sinal de que algo não vai muito bem com o organismo, por isso, é importante procurar ajuda médica.
Além da puberdade e da menopausa, há outros fatores que podem contribuir com a desregulagem do ciclo, como o estresse, a síndrome dos ovários policísticos, o distúrbio da tireoide, a perda de peso excessiva e a prática esportiva exagerada, por exemplo.
Sendo assim, é fundamental se perguntar o que é ciclo menstrual, saber qual é a duração do seu e fazer consultas ao seu ginecologista regularmente. Afinal de contas, autocuidado é tudo e pode prevenir muitas complicações <3
e afinal, por que menstruamos?
A menstruação pode ser algo tão comum para a maioria das mulheres que nem sempre recebe a devida atenção. O sangramento mensal tem um caráter cíclico e é, basicamente, um jeito do corpo avisar que está pronto para gerar um bebezinho.
Por isso, ela tem início com a menarca, primeira menstruação, no início da adolescência e termina na menopausa, última menstruação, lá pelos 50 anos, quando o organismo feminino começa a dar sinais da queda dos hormônios sexuais femininos.
Hoje entendemos o que é ciclo menstrual e tudo sobre ele: fases, cálculos e fatores que podem levar à desregulagem. Continue conosco nessa jornada de autoconhecimento e não esqueça de compartilhar com as amigas, a irmã mais nova, sua mãe e sua avó.
Afinal de contas, ninguém precisa passar por transformações sozinha e, além disso, informação é sempre bem-vinda em qualquer fase da vida, né? Estamos juntas nessa jornada <3
conteúdo revisado pela ginecologista:
Dra. Gabriella Iuorno, CRM 5295507-8
Instagram: @dragabriellaiuorno
o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?
deixe um comentário