organismo e anatomia feminina: você sabe por onde sai a menstruação?
O nosso conteúdo de hoje começa com uma pergunta importantíssima: você sabe por onde sai a menstruação? Ainda que a resposta seja óbvia para muitas pessoas, tem gente que não consegue entender, com muita clareza, a estrutura da anatomia íntima feminina.
Aqui, na pantys, nós concordamos que cada corpo é único porque, felizmente, somos cheias de diferenças. Mas, é claro, que também temos muuuito em comum, seja com relação aos processos internos ou mesmo com as características físicas ligadas à anatomia feminina.
E para amarrar esse assunto de um jeitinho simples, vamos abordar três tópicos compartilhados pelas mulheres quando o assunto gira em torno dos processos ginecológicos e da região íntima:
- como a menstruação é formada;
- o canal por onde sai a menstruação,
- a estrutura da anatomia da vagina.
o que acontece no organismo da menstruação descer?
Todo mês o nosso corpo se prepara para uma gravidez. Para isso, o organismo cria o endométrio, um tecido que reveste a parte interna do útero, em que o feto se desenvolve quando ocorre uma fecundação, ou seja, quando ficamos grávidas. Tudo certo até aqui?
Tá, mas e quando a gravidez não acontece? Nesse caso, o corpo precisa encontrar uma maneira de se livrar do endométrio, já que nenhum feto será fixado nele. É aí que acontece a menstruação. Ou seja, o nosso fluxo nada mais é do que aquela camada interna do útero.
e por onde o fluxo sai?
Agora que você já sabe o básico sobre a formação do fluxo, é hora de entender por onde sai a menstruação, algo que, embora pareça óbvio para algumas pessoas, para outras não é tão claro. E nós podemos provar.
Quem aí assistiu ao Big Brother Brasil 2020? A Gabriela Martins, participante da edição mais recente do reality show, usou um absorvente interno em uma prova de resistência como uma alternativa para absorver o xixi. Assim, a sister não teria que abandonar a competição para ir até o banheiro.
O que a Gabi não sabia é que o canal por onde sai a urina é diferente do canal por onde sai a menstruação. Ou seja, de nada adianta usar absorvente interno para segurar o xixi, já que a urina e a menstruação vêm de lugares diferentes. É sobre isso que vamos falar agora. Vem com a gente, amiga ;)
canal vaginal: o caminho percorrido pelo fluxo menstrual
Sim, amiga! A vagina é o lugar por onde sai o sangue da menstruação. Mas calma, pois, a gente te explica bem direitinho para que não restem dúvidas. Afinal, autoconhecimento é tudo!
Existe um órgão chamado canal vaginal. Ele tem origem lá no colo do útero e termina na vulva. Além de ser o canal por onde sai o fluxo menstrual, é por lá que o bebê passa, durante um parto normal, e onde acontece a penetração durante uma relação sexual.
E tem mais, amiga: é lá que fica o hímen, que tem a função de proteger a parte interna do canal. Ele nada mais é do que uma membrana fininha que, geralmente, se rompe nas primeiras relações sexuais com penetração.
Tudo certo até aqui? Bom, se o fluxo menstrual sai pela vagina, depois de percorrer o canal vaginal, por onde é que sai o xixi? E de onde ele vem? Para responder essas questões, vamos explorar um pouquinho mais a anatomia íntima ;)
uretra
O xixi é liberado pela uretra, um canal que começa lá na bexiga (sem ter nenhuma relação com o útero) e termina na parte mais superior da vulva, formando um orifício bem pequenininho.
vulva
Essa é a região externa que envolve os pequenos e grandes lábios, o clitóris, a abertura da uretra e a da vagina.
clitóris
O clitóris é um pequeno órgão que fica localizado mais acima da abertura da uretra. Quando estimulado, ele é capaz de gerar uma imensa sensação de prazer que pode levar ao orgasmo.
monte de vênus ou púbis
É aquela área triangular que fica acima da vulva. É ali que os primeiros pêlos começam a surgir durante a puberdade.
E aí amiga, conseguiu entender a diferença entre a saída da menstruação, do xixi e o básico da anatomia íntima feminina? A importância do autoconhecimento é gigantesca! Ela está diretamente relacionada ao empoderamento, à quebra de tabus, à liberdade de explorar a si mesma e ao prazer.
Além disso, o autoconhecimento pode se mostrar fundamental em uma consulta ginecológica, por exemplo. Na hora de bater um papo com o seu médico, o ideal é ser o mais precisa possível sobre as mudanças que vão surgindo ao longo da vida e, nesse caso, conhecer bem o seu corpo pode fazer uma baita diferença. No mais, continue contando conosco para trilhar a jornada do autoconhecimento, amiga <3
conteúdo revisado pela ginecologista:
Dra. Grace Paula, CRM: 5995
instagram: @dragracemonteiro
o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?
Fiquei feliz pela explicação.foi claro alinha parceira, queria me induzir ao erro de dizer me que o xixi sai do mesmo canal com a menstruação 🩸🩸🩸
———
pantys replied:
Sua solicitação (207103) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.
Maysa (pantys)
3 de abr. de 2025, 14:54 BRT que bom que a explicação te ajudou! 😊 se tiver mais dúvidas, é sempre válido buscar informações de fontes confiáveis ou conversar com um médico para esclarecer tudo direitinho.
Sunny
1 de mar. de 2025, 10:02 BRT
Excelente o texto. Explica de maneira clara e
acessível informações que homens e mulheres precisam saber sobre anatomia feminina.
Gostei muito da breve explicação
Adorei saber um pouco do meu corpo de baixo🤗
deixe um comentário